Com 40 semanas de gestação a mulher já não encontra posições perfeitas para dormir. Pés e tornozelos já estão inchados por conta da perda de líquidos e os seios se mostram bastante vascularizados e podem começar a secretar colostro (Primeiro leite). Entre os sintomas mais comuns estão pequenas contrações, chamada de Braxton Hicks, com o aparecimento de pequenas pontadas nas costas, abdômen e pelve. Normalmente nesse período o bebê já está encaixado na bacia, o que deixa a barriga mais baixa e pontuda.
Percebe-se também uma melhora na respiração, porém a vontade de fazer xixi aumenta e também pode haver alguma dor na bexiga, já que ela está com espaço reduzido. As primeiras contrações tendem a se intensificar com o passar das horas e normalmente são sentidas na parte final da coluna e acompanhadas de endurecimento do útero. Dores nas costas, diarreia, aparecimento de sangue, secreção vaginal na cor avermelhada que significa que o colo uterino se dilatou o suficiente para expelir a capa protetora e também há casos em que ocorre a ruptura da bolsa.
Se a gestante começar a sentir alguns sintomas diferentes antes de completar 37 semanas provavelmente estará ocorrendo um sintoma de trabalho de parto prematuro, mas nem sempre isso quer dizer que o bebê irá nascer. Segundo pesquisas, aproximadamente 50% das mulheres sofrem com trabalho de parto prematuro, sendo que esses bebês acabam nascendo após a trigésima sétima semana, considerada normal.
Mas como saber se a mulher está apresentando sintomas de trabalho de parto prematuro? Ao aparecimento da secreção vaginal fora do comum, sangramentos, várias contrações em menos de uma hora, pressão na pelve e dores diferentes nas costas, a mulher deve procurar imediatamente um médico, pois se houver demora no atendimento há riscos para mãe e bebê.
Os sintomas de trabalho de parto são comuns na última semana de gestação, porém alguns sinais já podem ser percebidos com até 15 dias de antecedência, como a secreção vaginal que começa a ser expelida, o indicado é procurar o médico assim surgirem os primeiros sintomas, mesmo que não tenha certeza se está entrando em trabalho de parto, uma conversa com seu médico irá tranquilizá-la para esse momento tão especial que é o nascimento.
Do Mundo MulheresE-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621