Alagoas confirmou 96.488 inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (23), pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número coloca o estado entre os que tiveram maior mobilização proporcional de estudantes no país, com destaque para a participação da rede pública de ensino.
Uma das novidades desta edição foi o sistema de inscrição pré-preenchida para estudantes concluintes da rede pública. Em Alagoas, 31.560 alunos foram automaticamente cadastrados e, destes, 29.299 confirmaram a participação — o que representa uma taxa de adesão de 92,84%, uma das mais altas do país. O dado reforça o papel das escolas públicas na preparação dos estudantes e no acesso às políticas de inclusão educacional.
Do total de inscritos no estado, 69.410 conseguiram isenção da taxa, e 27.078 efetuaram o pagamento. O exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro.
Alagoas no cenário nacional
Com população estimada em pouco mais de 3,3 milhões de habitantes, Alagoas aparece entre os 20 estados com maior número absoluto de inscritos no Enem 2025. No Nordeste, o estado ficou atrás apenas de Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.
Em todo o Brasil, o exame contabilizou 4,8 milhões de inscritos, crescimento de 38% em relação a 2022 e de 11,22% em comparação a 2024, segundo o MEC.
Enem também servirá para certificação
Além do acesso ao ensino superior, o Enem 2025 também poderá ser utilizado para a certificação de conclusão do ensino médio por pessoas com 18 anos ou mais. Para isso, é necessário atingir pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. Nesta edição, 98.558 inscritos em todo o país optaram por essa modalidade.
Números de inscritos no Enem 2025 em alguns estados:
A aplicação do Enem em 2025 é considerada estratégica para a política educacional do país. Em Alagoas, os números refletem o interesse da juventude e o empenho das redes de ensino, especialmente da rede pública, em garantir acesso à principal avaliação de entrada no ensino superior.
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