DivulgaçãoMPE/AL aplica prova de seleção para estágio em Direito no domingo Todo SegundoDa AssessoriaA Escola Superior do Ministério Público do Estado de Alagoas (ESMP/AL) aplica, neste domingo (13), as provas do 6ª processo seletivo para provimento de vagas e formação de quadro de reserva de estagiários da área de Direito da instituição. O local onde os candidatos realizarão a prova está disponível no site da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe), onde cada acadêmico poderá consultar e imprimir o cartão de inscrição.
Ao todo são 170 vagas, das quais 72 se destinam à Capital e 87 a municípios de outras 12 regiões, além de 11 reservadas a portadores de deficiência. No momento da inscrição, o candidato optou pela cidade de lotação, e, no caso de Maceió, escolheu também o turno em que será realizado o estágio.
Participarão da seleção estudantes do curso de Direito matriculados nas instituições de ensino superior conveniadas com o Ministério Público do Estado de Alagoas. No entanto, para iniciar o estágio, o acadêmico deve comprovar que está cursando, pelo menos, o 5º período.
O processo seletivo será constituído de uma prova objetiva. A avaliação terá 50 questões de múltipla escolha, sendo divididas em duas partes: Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa) e Conhecimentos Específicos (Direito). Deste, cairão conteúdos de Direto Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal.
Carga horária e bolsaO estágio terá carga horária de 20 horas semanais, no período da manhã ou da tarde, tendo duração de seis meses. Ele poderá ser prorrogado por até três vezes igual período, a critério do Ministério Público do Estado de Alagoas. O horário de estágio será definido de acordo com o funcionamento da Procuradoria Geral de Justiça e das Promotorias de Justiça locais.
Pelo exercício do estágio, o estudante fará jus a uma bolsa de complementação educacional no valor equivalente a um salário-mínimo, bem como auxílio-transporte e seguro vida, conforme previsão da Lei nº 11.788/2008, da Resolução CNMP nº 42/2009 e do Ato do CSMP-AL nº 01/2013.