Divulgação
Uneal aguarda inÃcio das matrÃculas do Sisu; 1.080 vagas ofertadas Todo SegundoEm poucos dias, a Universidade Estadual de Alagoas vivenciará sua primeira experiência com Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A partir de segunda-feira, dia 11, os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão, com a nota obtida, disputar as 1.080 vagas ofertadas pela instituição nas seis cidades onde possui unidades.
O prazo para inscrições de estudantes no Sisu será encerrado na quinta-feira, dia 14, em todo o Brasil. O resultado da chamada regular será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 18 de janeiro na página do Sisu na internet e também pela Uneal.
Já as matrículas ocorrerão nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Só haverá uma chamada. Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, a Uneal poderá convocar os alunos da lista.
A comunidade acadêmica da Uneal vive dias de expectativa. O reitor, professor Jairo Campos da Costa, é o principal deles. “A universidade que é mantida pelos impostos que os alagoanos pagam está de portas abertas para todos. Acessem o site do Sisu, escolham o curso e sejam todos muito bem-vindos à Uneal”, disse.
Vantagens da adesãoNo início da tarde desta sexta-feira, 8, o reitor concedeu entrevista a uma emissora de FM em Arapiraca. Na conversa com o radialista, também Jairo Campos, o gestor salientou da importância da adesão. “As universidades públicas estaduais que aderem ao Sisu têm assegurados recursos na ordem superior a R$ 1,5 milhão”, disse.
Esses recursos são repassados de acordo com o número de estudantes. “Por lei, devem ser convertidos unicamente em benefícios aos próprios alunos. Poderemos, por exemplo, adiquirir mais ônibus, construir restaurantes universitários. As possibilidades são muitas”, explicou o reitor.
Os recursos são liberados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (PNAEST). A destinação dos recursos será debatida com a comunidade acadêmica, em momento apropriado, para elaboração do plano de trabalho do convênio. No documento, estarão definidas as prioridades e metas para utilização das verbas.
Portal no arOs candidatos a entrar no ensino superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sisu. O procedimento é simples. A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu (AQUI - http://www.sisu.mec.gov.br/).
Agência Alagoas