15/04/2022 17:11:30
Oportunidade
Ufal vai ofertar mais de 1,4 mil vagas de licenciatura e especialização EaD
A oferta contemplará os polos de Arapiraca, Cajueiro, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, São José da Laje e Santana do Ipanema
DivulgaçãoUfal vai ofertar mais de 1,4 mil vagas de licenciatura e especialização EaD
Assessoria

Mais vagas e mais possibilidades de formação a distância. O resultado divulgado pela Capes do edital 9/2022 soma mais de 3,3 mil vagas para cursos de graduação e especialização ofertadas pelas quatro instituições públicas de ensino de Alagoas. Só a Ufal vai disponibilizar mais de 1,4 mil vagas pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

“Mais uma contribuição que as instituições públicas do estado de Alagoas promovem para o desenvolvimento da educação como parte fundamental no aumento da qualidade de vida do nosso povo. Parabéns aos amigos reitores do Ifal [Instituto Federal de Alagoas], da Uneal [Universidade Estadual de Alagoas] e Uncisal [Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas]”, comemorou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

Com a articulação das instituições alagoanas e a adesão da Uneal ao programa UAB foi possível dinamizar a oferta de cursos nos polos de Educação a Distância do Estado. E os resultados foram positivos para todos. “As instituições traçaram um planejamento de quais cursos serão ofertados em cada região, de forma que não haja nenhum tipo de choque. Consideramos essa forma de organização um grande avanço”, afirmou o diretor do Centro de Educação a Distância da Uncisal, Vagner Herculano.

O resultado final do edital foi publicado no último dia 7 de abril e contempla novos polos nas cidades de Coruripe, Porto Calvo e Teotônio Vilela, com apoio das prefeituras por meio das secretarias municipais de Educação.

“A Uneal era a única instituição de ensino superior pública em nosso Estado que ainda não tinha aderido ao sistema Universidade Aberta do Brasil. Vimos a oportunidade de inserir a nossa IES nessa modalidade de ensino, e ampliarmos o leque de oferta de formação, para além do presencial”, explicou o coordenador-geral do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Francisco Soares Pinto.

Editais e vagas

A Ufal conseguiu ampliar as vagas dos cursos já existentes - Pedagogia, Matemática, Geografia e Letras-Espanhol - aprovando 1008 de licenciatura. A novidade desse ano é a liberação de 432 vagas para os cursos de especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar; e em Gestão Educacional. O primeiro vai ser ofertado pelos polos de Arapiraca, Maceió, Olho D’água das Flores, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, e Teotônio Vilela.

Já a especialização em Gestão Educacional será vinculada aos polos de Cajueiro, Maceió, Delmiro Gouveia, Maragogi, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela. As novas turmas dos cursos UAB só vão começar em janeiro de 2023.

As 300 vagas de licenciatura da Uneal são para o curso de História (nos polos de Porto Calvo, Santana do Ipanema, Penedo, São José da Lage e Teotônio Vilela); e Pedagogia (em Matriz do Camaragibe, Olho D’água das Flores, Penedo, São José da Lage e Teotônio Vilela). A previsão também é iniciar no início do próximo ano.

A Uncisal vai disponibilizar, em 2023, turmas de licenciatura com 480 vagas e especialização com 162 vagas aprovadas. Atualmente, a instituição oferta três cursos pela Universidade Aberta do Brasil: Gestão Hospitalar, Matemática e Física.

Já o Instituto Federal de Alagoas prevê disponibilizar as 920 vagas do Programa UAB ainda no segundo semestre deste ano. A oferta contemplará os polos de Arapiraca, Cajueiro, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, São José da Laje e Santana do Ipanema, sendo 180 para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas, 180 para a Letras-Português e 200 para o curso de especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

“Ofertar os cursos a distância pelo sistema UAB aqui em Alagoas é sempre um desafio por questões de estrutura, mas também é sempre esperança e uma certeza que precisamos cumprir com nosso projeto de levar a educação superior de ensino aos mais diversos lugares do nosso Estado. A EaD chega onde a educação presencial não consegue chegar”, destacou o coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal, Fernando Pimentel.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.