06/08/2016 22:59:55
Plantão
Palmeira: cinco candidatos devem concorrer ao cargo de prefeito
Impasse entre grupos políticos deixa uma das candidaturas sem nome definido na disputa pelo executivo local
Arquivo / Todo SegundoPalmeira: cinco candidatos devem concorrer ao cargo de prefeito
Todo SegundoDo Todo Segundo

O prazo para a definição das convenções partidárias para as eleições municipais deste ano se encerrou na sexta-feira (5).  Em Palmeira dos Índios, cinco candidaturas deverão disputar a sucessão municipal, porem uma delas ainda não tem os nomes dos candidatos a prefeito e a vice, definidos.

Executivas municipais de seis partidos ainda não sabem quem é o candidato a prefeito e a vice. Os presidentes destes partidos tem se reunidos desde sexta-feira, mas a vaidade entre os grupos liderados pelo deputado estadual Edval Gaia Filho (PSDB) e o ex-vereador Junior Miranda (PSL) tem dificultado a definição da chapa que concorrer a prefeitura nas eleições do dia 2 de outubro.

Júnior Miranda, tem pretensões de lançar sua esposa, a professora Alcineide Nascimento, ou mesmo seu próprio nome na disputa pela prefeitura. Nessa manobra, Miranda entra em rota de colisão com Val Gaia, que pretende lançar seu irmão, o ex-vereador Rodrigo Gaia (PR) ou até mesmo seu pai, o conselheiro Edval Gaia.

Outro impasse ocorre entre o Júnior Miranda e o ex-secretário de educação, Luiz Lobo, que também tem pretensões de entrar na disputa para prefeito de Palmeira dos Índios. Lobo encaminhou requerimento ao Ministério Público pedindo fiscalização na convenção partidária com objetivo de garantir a lisura no processo de escolha partidária.

Luiz Lobo acusa no documento de que o PSL em Palmeira dos Índios tem "desrespeitado a democracia partidária retirando das convenções a sua transparência e o respeito à democracia interna". O pedido foi indeferido pelo juiz eleitoral da 10ª zona Geneir Marques. O juiz entendeu que se trata de assunto interno do partido e indeferiu o pedido do ex-secretário de educação.

As executivas municipais são compostas pelos seguintes partidos: PSL, PR, DEM, PEM, PTB e PMB. A expectativa é que a definição do candidato a prefeito e a vice saia neste domingo (07), uma vez que o prazo para o fechamento das atas termina nesta segunda-feira (08), conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Candidaturas com nomes homologados

O primeiro partido a definir candidato a prefeitura municipal foi o PSB, em convenção realizada no dia 30, julho, ao lançar o vereador Júlio Cezar. Ele é presidente municipal da sigla e o vice da chapa é o vereador e médico Márcio Henrique (PPS), e a coligação deve reunir os partidos PSB, PPS, PSC, PSDC, PP, Pros, PSD e Rede.

No dia 04 de agosto foi a vez do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciar a candidatura da vereadora Sheila Duarte, a prefeitura, tendo como candidato a vice o professor Edmilson Sá (PMN). Até o momento o grupo político de apoio de Sheila Duarte somente firmou aliança com o PMN.

Os outros partidos deixaram para as últimas horas as definições e o anúncio sobre os rumos a tomar nas eleições de outubro. Na sexta-feira (05), último dia das convenções partidárias conforme o TSE, os outros três partidos realizaram convenções e homologaram as candidaturas para disputa da sucessão municipal.

O PMDB confirmou a candidatura da Dra. Verônica Medeiros e do vice Gileninho Sampaio (PDT) para disputa das eleições 2016, em Palmeira dos Índios. Compõe a base de apoio, além do PDT, os partidos PHS, PV, PCdoB, PSDB, PRB, PTdoB e Solidariedade.

Já o PRTB oficializou, em convenção a candidatura do presidente da sigla em Palmeira dos Índios, técnico agrícola Flávio Targino, ao cargo de prefeito. O vice na chapa será o advogado Zenício Neto, que também participou da convenção partidária. Até o momento o grupo político de apoio de Flávio Targino somente firmou aliança com o PTC.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.