Felipe BrasilSegundo turno leva mais de 500 mil eleitores de Maceió à s urnas Todo SegundoDo Todo SegundoOs 579.961 eleitores de Maceió, vão às urnas neste domingo (30) para decidir, em 2º turno, quem deve ser o prefeito da capital do estado pelos próximos quatros anos. Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB) disputam o pleito.
Com 1.021.709 habitantes, Maceió tem as mulheres como maioria do eleitorado, com 322.515 votantes, contra 257.447 eleitores homens. Entre os eleitores da capital, 6.335 são menores de idade e 20.418 são analfabetos, mas a maioria tem o ensino médio completo, 150.257, o que representa 25,9% do eleitorado total.
Os novos locais de votação e seções podem ser conferidos no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL),
aqui. O eleitor que não estiver na cidade onde vota pode justificar a ausência. Para isso, é preciso levar o título de eleitor e documento de identificação com foto até a sessão eleitoral mais próxima.
A votação que iniciou às 8h, se em serra 17h, com a apuração tendo início logo depois do fechamento das urnas.
Os candidatosJosé Cícero Soares de Almeida, de 58 anos, já foi prefeito de Maceió durante oito anos e é deputado federal. Sua coligação é "PRA MACEIÓ VOLTAR A CRESCER". O candidato a vice-prefeito é Galba Novaes (PMDB), atualmente deputado estadual por Alagoas. Ele é natural de Maribondo e tem ensino médio completo.
Natural de Maceió e com ensino superior completo, Rui Soares Palmeira tem 40 anos e tenta a reeleição. Ele é o candidato da coligação "PRA FRENTE MACEIÓ", que tem como vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP).
PesquisaRui Palmeira se mantém à frente na disputa pela Prefeitura de Maceió, segundo pesquisa divulgada na noite da última sexta-feira (28) pelo Ibope. Ele tem 64% das intenções dos votos válidos, contra 36% de Cícero Almeida.