DivulgaçãoServidores municipais de Arapiraca decidem manter paralisação Todo SegundoPor Roberto GonçalvesOs servidores municipais de Arapiraca após assembleia geral estão mantendo a paralisação em todos os órgãos da administração. A categoria reivindica o pagamento do salário do mês de dezembro de 2016. De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores de Arapiraca (Sindisar), Joseane Lima, há quatro meses a categoria vem buscando uma resposta da atual gestão mas, até o momento, não há informação concreta sobre o pagamento.
Na manhã desta terça-feira (18), os trabalhadores realizaram uma manifestação no prédio do Centro Administrativo no bairro de Santa Edwvirgem. Em assembleia realizada no último dia 06, os servidores decidiram por manter a paralisação, porque, segundo eles, as propostas não são plausíveis. Ainda de acordo com a sindicalista, seria necessário que houvesse pelo menos um calendário de negociação, entretanto a prefeitura de Arapiraca não definiu como os trabalhadores serão beneficiados com o pagamento.
“A proposta que nos apresentaram é que, no dia 10 de abril, só daria para pagar aos servidores com faixa salarial de até R$ 1.200, o que não atende a nenhum servidor que está na ativa hoje. Estamos sem previsão e sem calendário para o restante das pessoas”, explicou.
Joseane Lima afirma que todos os setores municipais estão paralisados, mas a categoria mantém cerca de 30% dos servidores na ativa, como determina a lei dos Serviços Essenciais, como setores da Saúde, Segurança Pública, SMTT e Transporte, por exemplo. ”Enquanto se não houver um parecer favorável ao pagamento dos servidores quanto ao salário do mês de dezembro, a categoria irá manter a paralisação”, esclareceu.
Representantes da categoria tentam conversar com o prefeito Rogério Teófilo, mas, de acordo com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Arapiraca, o gestor está em Brasília desde segunda-feira (17). A assessoria ratificou que não foi publicada nenhuma informação oficial sobre o pagamento até o dia 10 de abril, como havia comentado a representante do Sindisar.
Ainda hoje haverá uma reunião da Comissão de Negociação Salarial, que será presidida pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Antônio Lenine, para tratar sobre os salários do mês de dezembro. A Ascom informou que apresentará as propostas no fim da tarde desta terça-feira (18).