Cortesia de Gilberto Ferro 2016: 20 anos da vitória histórica da ex-prefeita Maria José Todo SegundoPor Kleverson LevyPara quem não lembra, em outubro deste ano, completará vinte anos da eleição histórica de Maria José de Carvalho Nascimento, a "Mazé".
A mudança política – considerada uma reviravolta – foi em 1996 com Mazé sendo a primeira e única mulher - até os dias atuais - eleita prefeita de Palmeira dos Índios.
Além disso, a ex-prefeita ficou registrada na história da política palmeirense ao conseguir vencer o pleito contra os grandes caciques da Princesa do Sertão.
Mazé derrotou - de um única vez - o ex-prefeito da cidade Gileno Sampaio, o médico e ex-deputado estadual Fernando Duarte e o candidato da situação – à época – o ex-vereador Pedro Gaia, apoiado pelo ex-prefeito Helenildo Ribeiro (pai de James Ribeiro).
Todos os três postulantes oriundos de famílias tradicionais foram "extirpados" do Poder.
De chinelo, com apenas um carro de som e ladeada de poucos correligionários, a ex-prefeita foi eleita sem gastar um centavo e conquistou o voto de revolta por parte dos palmeirenses.
De franciscana à prefeitaMazé ficou no cargo de 1997 até 2000. No período em que administrou Palmeira foi bastante perseguida - politicamente - por derrotar os grandes caciques da política e por não concordar com os erros que o cargo de prefeito são acometidos durante uma gestão.
É claro que um fato como esse - ocorrido na década de 90 - jamais se repetirá numa eleição majoritária.
Afinal, tudo tem seu momento e o tempo certo para acontecer!
Mazé, no entanto, não foi para reeleição por diversas situações e constrangimentos que passou como prefeita. Desistiu da vida pública no último ano de seu mandato, em 2000.
Porém, deixou uma lição na política que jamais será esquecida por aqueles que "zombaram" da sua peregrinação franciscana para chegar ao Poder Executivo.
Aliás, fatos como esses - raramente - podem acontecer duas vezes. Todavia, a ex-prefeita Mazé ficou gravada para sempre nos anais do histórico político da cidade de Palmeira dos Índios.
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: [email protected]