Alagoas pode perder um deputado federal e três deputados estaduais a partir de 2027 caso seja aprovada a lei que atualiza a quantidade de deputados por estado com base na população de cada unidade da federação.
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em agosto de 2023, que o Congresso Nacional atualize até 30 de junho de 2025 a distribuição do número de deputados federais por estado, conforme os dados do Censo de 2022.
Caso os deputados não tomem uma decisão, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá determinar, até 1º de outubro de 2025, o número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal. A revisão deve ser válida para as eleições de 2026, com mandatos iniciados na legislatura de 2027.
Com isso, Alagoas corre o risco de ver sua bancada federal diminuir de 9 para 8 deputados. No âmbito estadual, o número de deputados na Assembleia Legislativa pode cair de 27 para 24.
Essa possível redução tem gerado preocupações entre os representantes alagoanos, que pressionam por uma solução legislativa que evite a diminuição de suas cadeiras no Congresso e na Assembleia.
A Constituição determina que cada estado deve ter entre 8 e 70 parlamentares, conforme o tamanho da população. Esse número deve ser revisado de tempos em tempos, no entanto, a última atualização aconteceu em 1993.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621