Por Geovan Benjoino
O ex-prefeito de Taquarana e atual superintendente do Ministério da Agricultura Alay Correia (PMDB) preenche os pressupostos para assumir em 2015 a Secretaria de Agricultura de Alagoas: é veterinário, ex-secretário de Agricultura de Arapiraca, prefeito de Taquarana por dois mandatos, município onde realizou uma das mais eficientes administrações do Nordeste, é superintendente em Alagoas do Ministério da Agricultura, é íntegro, competente e trabalhador; além de correligionário e aliado de primeira hora do então candidato e governador eleito Renan Filho, a quem se dedicou integralmente para elegê-lo.
Se Renan Filho levar em consideração os fatores técnicos para a formação de seu secretariado, como ressaltou em diversas oportunidades na campanha eleitoral, ele deve nomear Alay Correia para a pasta da Agricultura, pois agindo assim, vai prestigiar o setor agropecuário e prestar extraordinário serviço a Alagoas.
Ninguém governa sozinho. Todo governo é político, pois ele é resultado de um somatório de forças político-partidárias. Ninguém conquista o poder solitariamente nem governa de forma unilateral. Foi por isso que o então presidente da República Collor de Mello foi impeachmado, porque ele cometeu o “pecado” de querer governar sozinho o Brasil. O Congresso Nacional e o capital não o perdoaram.
Renan Filho vai ter que, obrigatoriamente, governar Alagoas juntamente com forças políticas que o apoiaram durante o processo eleitoral, além de agregar outras forças para viabilizar o seu governo.
Temos consciência dessa realidade. No entanto, além de político, um governo também pode ter um perfil técnico para tornar a máquina administrativa mais eficiente e, por consequência, mais desenvolvimentista.
Agindo assim, Renan Filho pode perfeitamente nomear Alay Correia para a Secretaria estadual de Agricultura, que a transformará numa pasta referência.
Alay Correia honra e dignifica qualquer governo, independente de esfera.
Se alguém falar sobre critérios políticos, Alay Correia também os preenche de forma transparente, proba e objetiva.
O setor agropecuário alagoano agradece. Alagoas também.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621