02/02/2015 09:03:23
Política
Após posse, Luiz Dantas é eleito presidente da Mesa Diretora da ALE
Peemedebista disputou com Galba Novaes (PRB) e foi eleito com 25 votos. Dantas ressaltou interesse em resolver salários atrasos e rateio do Fundeb
Carolina Sanches/G1Após posse, Luiz Dantas é eleito presidente da Mesa Diretora da ALE
Todo SegundoApós a posse dos 27 deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Alagoas, na tarde deste domingo (1º), os parlamentares elegeram o novo presidente da Mesa Diretora. O deputado Luiz Dantas (PMDB) teve 25 votos contra apenas um de Galba Novaes (PRB), que registrou a candidatura no último momento. A eleição também teve um voto nulo.

Dois deputados apresentaram candidatura para a presidência, mas apenas a chapa de Dantas, regitrou os nomes que comporiam a nova Mesa Diretora da ALE.

O novo presidente disse que a chapa foi montada em articulação com os outros deputados, o que garantiu apoio da maioria dos parlamentares, e ressaltou o compromisso de devolver à Casa o respeito da população. "Minha proposta é resolver o problema dos salários atrasados e recuperar a credibilidade da Casa", disse.

A Mesa Diretora terá ainda o deputado Ronaldo Medeiros (PT) como vice-presidente, Severino Pessôa (PPS) e Thaise Guedes (PSC) como 2ª e 3ª presidências, respectivamente, e os deputados Ricardo Nezinho (PMDB), Isnaldo Bulhões (PDT), Marcos Barbosa (PPS) e Edval Gaia (PSDB) como 1º, 2º, 3º e 4º secretários.

A nova diretoria assume a ALE em meio a denúncias de funcionários fantasmas, pagamento de supersalários e, em berrante contraste, atraso no pagamento do salário de dezembro, o 13º salário integral para os aposentados e pensionistas, os 50% restantes do abono e o pagamento do plano de saúde.

Com discurso de combater as irregularidades cometidas nas gestões anteriores denunciadas pelo Ministério Público do Estado (MP), Novaes citava sua experiência à frente da Câmara de Vereadores de Maceió para tentar chegar à presidência da Mesa Diretora. "Tive uma gestão com devolução de R$ 8 milhões e quero, se eleito, uma gestão transparente", afirmou antes da votação.

Perfil do novo presidente
Luiz Dantas Lima nasceu em 29 de novembro de 1949, no município de Batalha. O deputado foi eleito em 2014 com 24.189 votos e está em seu segundo mandato no Legislativo Estadual. Ele é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Dantas já foi deputado federal por quatro legislaturas (1991-1995; 1995-1999; 1999-2003 e na legislatura de 2003-2007, quando exerceu o cargo na condição de suplente). O novo presidente da Casa ainda comndou a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) de 1987 a 1989 e foi secretário de Saneamento e Energia do Estado de 1995 a 1997.

Posse e protestos

A Assembleia Legislativa de Alagoas empossou, em solenidade nesta tarde, os 27 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado. Entre a nova composição da ALE, os reeleitos Inácio Loiola (PSB), Antônio Albuquerque (PRTB), Sérgio Toledo (PDT), Olavo Calheiros (PMDB), Marcelo Victor (Pros), Ricardo Nezinho, Isnaldo Bulhões, Marquinhos Madeira (PT), Luiz Dantas, Marcos Barbosa, Thaise Guedes, Dudu Holanda (PSD), Edval Gaia, João Beltrão (PRTB), Severino Pessôa e Ronaldo Medeiros.

Além dos novatos Rodrigo Cunha (PSDB), filho da deputada federal Ceci Cunha, assassinada em 1998 no dia em que seria diplomada, Jó Pereira (DEM), Bruno Toledo (PSDB), Jairzinho Lira (PRTB), Gilvan Barros Filho (PSDB), Francisco Tenório (PMN), Galba Novaes (PRB), Davi Davino (PSB), Tarcizo Freire (PSD), Pastor João Luiz (DEM), e Carimbão Júnior (Pros).

Antes da posse, protesto de classes sindicais movimentaram a Praça Dom Pedro II, no centro de Maceió, onde fica localizada a ALE. Os integrantes de diversas categorias cobravam o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e pediam a não privatização da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Do G1 AL

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.