Lemos BookArapiraca passará a contar com Unidade de Pronto Atendimento Todo SegundoPor Roberto GonçalvesA cidade de Arapiraca passará a contar com uma unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo II com capacidade para atendimento de até 250 pacientes por dia devendo funcionar em cidades com mais de 200 mil habitantes. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta sexta-feira (02) no bairro Banxa Grande pelo prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em solenidade que contou com a presença do senador Benedito de Lira (PP) deputado federal Arthur Lira (PP) e o deputado estadual Tarcizo Freire (PP).
A unidade das obras mais aguardadas pelos arapiraquenses, a Unidade, que funcionará 24h, e foi possivel graças a uma emenda individual do senador Benedito de Lira e do deputado federal Arthur Lira. Os recursos são da ordem de de R$ 3.276.632,58, será construído pela Plataforma Engenharia e terá sua estrutura física localizada na Rua João Alexandre dos Santos, atendendo todo o município e regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
Na solenidade de assinatura, o prefeito Rogério Teófilo agradeceu o apoio e o empenho do senador Benedito de Lira para tornar o sonho da UPA realidade e explicou que a manutenção é 25% do município, 25% do Estado e 50% do Governo Federal. “Mesmo com a crise que enfrentamos esse é mais um grande avanço no município de Arapiraca. Com a UPA, vamos desafogar o Hospital Regional e ampliar o atendimento de urgência e emergência”, explicou.
O deputado estadual Tarcizo Freire que teve sua participação nesse empreendimento para Arapiraca juu7nto ao senador Benedito de Lira e do deputado federal Arthur Lira assegurou que está muito feliz com a implantação dessa Upa que vai melhorar o atendimento de urgência e Emergência em Arapiraca e do restante das cidades do entorno do Agreste. Arapiraca passa a contar com um serviço de atendimento de urgência e emergência, comemorou.
Como vai funcionarA Upa Arapiraca vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.