DivulgaçãoArapiraca pode perder recursos do Fundeb, diz vereador Todo SegundoPor Roberto Gonçalves
O vereador Fabio Henrique (PC do B) em pronunciamento da tribuna do Legislativo de Arapiraca na última sessão ordinária lamentou a atual situação pela qual passa a Educação em Arapiraca. Os trabalhadores em Educação estão em greve há um mês reivindicando 7,64% de reposição salarial. O prefeito Rogério Teófilo ofereceu 2,33% e não foi aceito pela categoria.
Os professores reivindicam reposição salarial desde fevereiro, e alunos das escolas do município sem aulas, o que tem prejudicado bastante o ano letivo que está prejudicado mesmo ocorrendo em tempo hábil o retorno dos professores as salas de aula. "Não se tem conhecimento, na história de Arapiraca, de algo tão grave. É preciso uma maior atenção por parte do prefeito Rogério Teófilo", avaliou o vereador.
Fábio Henrique lembra que Arapiraca já foi referência no Ideb. Para ele, com a paralisação das aulas, as notas dos alunos vão ser baixas, o que vai prejudicar futuramente o número de matrículas e até o recebimento de recursos do Governo Federal para as escolas do município.
Para a professora Juracilene Ramos, ex-presidente do núcleo Regional do Sonteal em Arapiraca, essa crise na educação municipal carece de uma resolução rápida do prefeito Rogério Teófilo e da titular da pasta municipal de Educação Mônica Pessoa.
A educadora que está fora das lutas sindicais por recomendação médica, é inadmissível 35 mil crianças estarem fora das salas de aula em um momento de avaliação. Se uma proposta não deu certo que apresente outra, abra um canal de negociação com sensatez e transparência, avaliou a educadora.