DivulgaçãoArthur Lira pode ser o puxador de votos na disputa de federal pela oposição Todo SegundoPor Roberto GonçalvesA disputa pelas nove vagas na Câmara dos Deputados pelo grupo de oposição ao governador Renan Filho (MDB) ainda é uma incógnita de quem será o mais votado. A previsão de analistas políticos é de que o deputado federal Arthur Lira (PP) será o mais votado. Sua forte influencia atualmente no Governo Federal.
Objetivando ampliar a coligação o PP filiou o médico e suplente de deputado federal Emerson Casado. A vereadora Thereza Neuma (PSDB) poderá entrar na disputa. Essa chapa de oposição pode ainda contar o deputado Federal JHC (PSB), e no máximo de acordo com especialistas elege dois deputados, segundo de acordo com previsões mais otimistas.
Correndo por fora tem-se a candidatura da Ex-senadora Heloisa Helena (Rede), que sempre pontua muito bem nas pesquisas eleitorais, e o PRTB recebeu Jarbas Omena, o Jarbinhas que deixou o PSDB, assim como também a Prefeitura de Messias. cuja renúncia já ocorreu e vai disputar uma vaga de deputado federal.
Outro fato novo é a pré-candidatura a deputado federal do ex-deputado estadual Gilvan Barros, nome forte, bastante experiente o ex-parlamentar que vai para a disputa com o filho Gilvan Barros Filho, na reeleição para a ALE, segundo notícias chegadas ao blog teria se filiado ao PSD. Outro nome na disputa é de Rosane Malta, ex-Collor que se filiou ao PHS.
Outro prefeito que já renunciou seu mandato a fim de concorrer ao cargo de deputado federal, foi o Eduardo Tavares. Tem ainda candidatura do ex-prefeito, de São José da Laje, Paulo Roberto, o Neno. No máximo cada uma das coligações fará um deputado federal segundo previsões. O Grupo de oposição conta com Pedro Vilela que busca a reeleição. Vilela foi cortejado pelo (Podemos) mas decidiu permanecer no ninho tucano.