DivulgaçãoCGU encontra várias irregularidades na gestão de James Ribeiro Todo SegundoDo Todo SegundoA Controladoria Geral da União (CGU) encontrou irregularidades na gestão do ex-prefeito James Ribeiro (PRTB) no município de Palmeira dos Índios, com recursos financeiros federais durante os anos de 2014 a 2016. A auditoria foi divulgada pela CGU na última sexta-feira (17).
As investigações foram feitas no período de abril a setembro deste ano e encontrou inconsistências na área da Educação, Saúde de também na parte de Inclusão Digital. De acordo com a CGU, na realização do 4º Evento do Programa de Fiscalização em Entes Federativos, foram constatadas várias irregularidades relacionadas à aplicação dos recursos federais.
Ainda de acordo com a CGU, foi detectado problemas relativos à Ação de Apoio ao Transporte Escolar na Educação Básica (Pnate). Consta falhas na aplicação dos recursos, gerando prejuízo efetivo de R$ 754.194,82, equivalente a 49,75% dos recursos fiscalizados.
Na Ação Complementação da União do Fundeb foram identificadas irregularidades na aplicação dos recursos, gerando prejuízos da ordem de R$ 2.843.369,02, equivalente a 32,72% dos recursos fiscalizados.
No tocante à saúde, a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios foi constatado que o local funciona regularmente, porém falta remédios, demora excessiva no tempo de atendimento e não há um controle da frequência dos médicos.
A auditoria encontrou irregularidades no Ponto de Inclusão Digital (PID), localizado na Escola Municipal Sidraque Nonato de Almeida, foi desativada em razão da falta de manutenção dos equipamentos de informática.