DivulgaçãoCrescimento de Marx ao Senado faz Renan Filho rever aliança Todo SegundoPor Bernardino Souto MaiorDiversos foram Os motivos para o provável rompimento entre o Ministro do Turismo, dos mais bem cotados por Temer, deputado federal licenciado Marx Beltrão(PMDB) e o Governador Renan Filho(PMDB). Tudo aconteceu na tarde de sexta-feira no Palácio.
Após o evento do Ministro dos Transportes Mauricio Quintella que acabou sendo o mais prestigiado evento dos últimos anos na política local. Governador e Ministro do Turismo foram juntos ao Palácio para almoço e reunião.
Nas pautas da ‘discussão de relação’ foram colocadas na mesa atitudes de ambos que buscam ampliar espaços e poderes. Renan Filho fez chegar a Marx que não gostou nada da Eletrobrás Alagoas ter sido ‘tomada’ das mãos dos Calheiros para indicação do grupo de Marx.
Também fez chegar que os partidos que Marx controla andam fazendo reuniões de coligações que não fazem parte da articulação do PMDB.
O grupo de Marx, quase que majoritariamente prefere marchar com tucano Rui para o Governo. Veem no Prefeito de Maceió um nome novo, limpo, com potencial que pode ajudar o projeto de Marx conquistar o Senado.
Ainda Governador citou a dificuldade eleitoral de conquistar votos no reduto de Marx. Em Jequia, por exemplo, Rui ganha de Renan Filho para o governo do estado nas pesquisas palacianas.
Detalhe: a irmã do Marx é Janine Beltrao Prefeita da cidade. Vice é Andre Palmeira, primo do Rui. No município Rui sempre foi bem votado, motivo especial é a Fazenda do Prata de propriedade da Família Palmeira que fica nas margens da Lagoa de Jequiá, onde Rui passou infância e adolescência fazendo amizades.
Um dos motivos é esse. Ibrape soltou pesquisas do sertão, Agreste, região metropolitana de Maceió. Mas não divulgou o resultado na região de Marx, o litoral sul, onde o Ministro alagoano tem 5 prefeituras entre familiares : Jeanine Beltrão em Jequiá da Praia, Joaquim Beltrão em Coruripe, Djalma Beltrao em Piacabucu, Rosiana em Feliz Deserto e Marcius Beltrão em Penedo.
Inclusive Coruripe e Penedo correspondem juntas pelo eleitorado maior que Palmeira dos Índios e Rio Largo, tanta representatividade não foi divulgada nas pesquisas do DataRenan.
Em Coruripe a aprovação ao Governo Renan Filho é pior que a média geral. Enquanto o Prefeito Joaquim Beltrão(PMDB) está muito bem avaliado. O problema real é a péssima posição dos Renans onde obviamente Marx lidera corrida pelo Senado sendo acompanhado por Benedito de Lira, e no Governo Rui está bem posicionado na região que sempre votou em seu pai Guilherme, e seu avô Rui Palmeira.
Também a razão de Marx sair do Palacio de cabeça quente é porque Renan Filho já havia negociado mudanças no segundo escalão do Governo do Estado. Devendo já esta segunda semana de agosto exonerar aliados de Marx para ampliar espaços de outros líderes políticos.
É o caso da Emater, onde Carlos Dias indicado por Marx dará espaço a Henrique Soares, gerente do Sebrae indicado pelo Secretario Alvaro Vasconcelos que será candidato a Deputado Federal em 2018.
Na Casal o diretor financeiro é Jorge Galvão, presidente regional do PSD, indicação de Marx, que abrirá espaço para indicado de outro político ainda não revelado, pois a Casal não dá votos, oferece outra coisa.
Assim o Ministro Alagoano que está em franco crescimento político e já ameaça Renan no Senado perderia espaços. É óbvio, diminuindo a turma de Marx o maior beneficiado será Renan Calheiros. Assim o Governador alivia as pesquisas em favor do pai pelo crescimento inesperado de Marx.
Por sua vez Marx, habilidade política invejável, irá responder da melhor forma. No campo da articulação política. Parece que Marx vai antecipar sua filiação ao PSD onde Ministro Kassab vira a Alagoas lançar um dos quadros mais promissores do partido no Brasil.