01/11/2014 12:25:00
Política
Demissões provoca clima de terrorismo na Prefeitura de Arapiraca
Célia Rocha entra para a história como gestora que mais contratou e demitiu servidores
Arquivo /7 SegundosDemissões provoca clima de terrorismo na Prefeitura de Arapiraca
Todo Segundo

Por Roborto Gonçalves

O clima no Centro Administrativo de Arapiraca é de angústia, após as eleições 2014 e o anuncio da prefeita Célia Rocha (PTB) da demissão em massa de servidores contratados e comissionados.  As medidas amargas anunciadas com corte de 40% dos salários dos secretários e a extinção da secretaria de Esportes, que tem como titular o radialista Nelson Filho agora tem novos desdobramentos com o anuncio das demissões. Até o momento, o Ministério Público Estadual (MPE) não se pronunciou sobre  o grave problema social.

A história sempre se repete ao final de cada eleição e na época do Natal e Ano Novo. O ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), chegou ao final do seu segundo mandato em 2011 e não exonerou nenhum dos servidores comissionados e contratados. O número de servidores totalizava mais de três mil cargos, a grande maioria indicado por Célia Rocha em 2008, 2010 e 2012. Na época, seu filho foi candidato a vereador, em 2008, ela colocou vários servidores contratados; a própria Célia Rocha foi candidata em 2010 à deputada federal e mais uma vez em 2012 usou vários contratados, “inchando” a folha de pagamento.

No início do primeiro mandato, em 1996, Célia Rocha, assim que assumiu a prefeitura, fez a maior demissão em massa da história de Arapiraca e o fato obteve repercussão nacional. Os demitidos foram contratados pelo então prefeito, Severino Leão atualmente seu aliado e suplente do senador Fernando Collor (PTB) Na época, foram demitidos 3.500 funcionários.

.O ex-prefeito e atual vice-governador eleito teria se recusado a tomar medidas impopulares contra os servidores, deixando a “batata quente” para Célia Rocha, que teve mais uma vez que trair seus aliados que vestiram sua camisa, tendo que cortar na própria carne. Em promessa de campanha disse que não ia demitir nenhum servidor contratado, mas, segundo informações de uma pessoa ligada ao ex-prefeito, esses servidores foram contratados para beneficiar a própria prefeita em período eleitoral.

Vereadora aliada faz papel de oposição

A crise generalizada na gestão Célia Rocha, já provoca reação até de aliados. A vereadora Aurélia Fernandes (PMDB) da base de sustentação política situacionista na Câmara Municipal passou a atuar como oposicionista, nas redes sociais do facebook comentou: “Presente de aniversário de Arapiraca nos seus 90 anos: Demissão, perseguição e atraso salarial”.

A vereadora que foi a mais votada em 2012, após passar cinco anos à frente da pasta da Saúde e usar a máquina para se eleger, além de aliada de Célia Rocha é prima do vice-prefeito Yale Fernandes. A reação da vereadora, que já anunciou pretensão de disputar a sucessão de Célia Rocha provocou muitos comentários e perplexidade na população arapiraquense. 

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.