23/11/2020 13:55:13
Política
Dos 101 prefeitos eleitos em Alagoas, apenas Júlio Cezar é preto
Único prefeito autodeclarado preto do estado é Julio Cezar (PSB), reeleito para atuar como chefe do Executivo de Palmeira dos Índios por mais quatro anos
DivulgaçãoDos 101 prefeitos eleitos em Alagoas, apenas Júlio Cezar é preto
Graziela França / Agência Tatu

Com um população de mais de 205 mil pessoas autodeclaradas pretas, o que corresponde a 6,57% da população total, Alagoas elegeu apenas um prefeito preto nas eleições municipais que ocorreram no último domingo (15). Foi o que apontaram os dados da plataforma Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), analisados pela Agência Tatu.

O único prefeito autodeclarado preto do estado é Julio Cezar (PSB), reeleito para atuar como chefe do Executivo de Palmeira dos Índios por mais quatro anos. Jornalista e radialista, Julio Cezar é natural de Caruaru e filho de uma feirante e um agricultor.

Ainda segundo os dados do TSE, 52 prefeitos eleitos se declararam brancos, 46 pardos, um indígena e um amarelo. Confira o gráfico a seguir e clique aqui

Em 2016 foram eleitos dois prefeitos pretos em Alagoas. Além de Julio Cezar, Chico Vigário (PMBD) foi eleito na cidade de Atalaia. Também houve redução no número de vereadores pretos eleitos no pleito deste ano. Enquanto em 2016 foram eleitos 39 vereadores, em 2020 foram apenas 34.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.