Arquivo/Todo SegundoEleição do próximo ano no municÃpio de Arapiraca será atÃpica Todo SegundoPor Roberto Gonçalves
A eleição 2016 em Arapiraca será atípica. As principais mudanças estão no foco da reforma política em votação na Câmara dos Deputados. Seis já foram aprovadas e dependem da aprovação no Senado. O segundo foco está relacionado aos resultados e desdobramentos da Operação Lava Jato.
No segundo colégio eleitoral do Estado não existe grupo de oposição, tampouco disposição para a formação desse bloco robusto, corajoso e consistente. Quem estaria disposto a liderar esse grupo. O exemplo está relacionado ao bloco de sustentação politica da prefeita Célia Rocha (PTB) na Câmara Municipal que conta praticamente com o apoio dos 15 vereadores.
Os prováveis quatro pré-candidatos, a prefeita Célia Rocha (PTB) o deputado estadual Tarcizo Freire (PSD) que aguarda a abertura de uma “janela” para mudar de partido sem perder o mandato e conseguir legenda em outra agremiação politica que seria o PSB. O primeiro suplente de deputado federal Rogério Teófilo (PSDB) aguarda a conclusão da reforma politica para uma tomada de posição. Sem grupo político é uma incógnita nesse processo eleitoral 2016.
Diante desses episódios e desdobramentos da reforma politica e da Operação Lava Jato a eleição2016 em Arapiraca será atípica bem diferente de 2014, nenhum dos candidatos ao executivo vai contar e querer está ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT) e do senador Fernando Collor (PTB), A eleição em 2016 será bem diferente em Arapiraca, quem viver verá.