Arquivo/ Geovan BenjoinoEleições 2016: o dilema dos pré-candidatos do prefeito de Palmeira Todo SegundoPor Geovan Benjoino
Os pré-candidatos do prefeito de Palmeira dos Índios vivem um dilema que, para eles, equivale a ferrugem quando consome paulatina, mas continuamente o ferro, que mesmo consistente termina em pó.
O ex-deputado Edval Gaia, secretário municipal de Articulação Política Antonio Fonseca e a médica Verônica Medeiros e outros nomes não mencionados publicamente se articulam nos bastidores em busca do apoio político e operacional do chefe da municipalidade para sucedê-lo depois de 2016.
É temeroso afirmar qual nome que o chefe do executivo Xukuru-Kariri o apoiará nas eleições de 2016. Talvez, nem ele próprio, o prefeito, saiba para quem direcionará a estrutura do poder municipal ao candidato a sua sucessão, mesmo tendo sua preferência pessoal.
As circunstâncias e as conveniências político-eleitorais ditarão as regras do jogo sucessório. Até o registro legal das candidaturas muita “água vai rolar por baixo da ponte”, muitas idas e vindas acontecerão e surpresas poderão deixar alguns boquiabertos.
Eu, pessoalmente não acredito que o prefeito apoiará Antonio Fonseca ou Verônica Medeiros nas eleições de 2016, por uma questão prática: conveniência política.
O prefeito de Palmeira dos Índios não quer Antonio Fonseca nem Verônica Medeiros longe de sua pessoa, mas também não apoia nenhum para o cargo mais importante da política do município.
Não é impossível nenhum desses nomes ser apoiado pelo prefeito do PSDB Xukuru-Kariri. No entanto, só acredito que Antonio Fonseca ou Verônica Medeiros terá o apoio da referida autoridade política quando a candidatura de um destes provável postulante estiver devidamente registrada na Justiça Eleitoral e o chefe do executivo palmeirense a apoiando oficialmente, inclusive nos palanques.
Quanto à candidatura do ex-conselheiro do TCE Edval Gaia, existe real possibilidade tanto do ponto de vista político quanto familiar obter apoio e o empenho pessoal do prefeito peessedebista.
O projeto político-administrativo do ex-deputado Edval Gaia contempla os interesses de ambas as famílias.