Reprodução/FacebookEleições 2016: oposição pode se unir em Palmeira dos Índios Todo SegundoPor Eliane Aquino / Cada MinutoEm Palmeira dos Índios, a Oposição ao prefeito James Ribeiro (PMDB) e ao grupo político de deputado Val Gaia PSDB) se articula para ter um só candidato na disputa eleitoral deste ano.
O vereador Júlio Cezar Filho (PSB) pode reunir em torno dele a Rede, comandada no município pelo ex-secretário estadual de Promoção da Paz (Sepaz), Adalberon Sá Júnior, o PPS do vereador Márcio Henrique e o PT da vereadora Sheila.
Conversas nesse sentido estão afinadíssimas.
Adalberon e o vereador Márcio Henrique firmaram parceria em defesa de um projeto diferenciado de governo e de pensamento político para o município e, embora com um palanque bom de discurso e de propostas, ambos estão dispostos a fechar uma aliança onde Júlio Cezar encabece a chapa majoritária, desde que assuma a pauta deles de compromisso com Palmeira dos Índios.
A motivação para unirem o grupo é a proposta de mudança.
Não é um projeto para se brincar de fazer política, muito menos um projeto de poder para benefícios próprios, me disse essa semana o ex-secretário Adalberon. Segundo ele, o projeto político que tem com o vereador Márcio Henrique está pautado no resgate moral, ético e de trabalho coletivo da história de Palmeira dos Índios. Por essa proposta, passam incondicionalmente o zelo público e a melhoria da qualidade de vida dos palmeirenses. Por isso, defende que todos que apoiam mudanças para a cidade marchem juntos na eleição deste ano.
É uma questão de coragem política, me disse ainda Adalberon.
Não será uma campanha eleitoral das mais fáceis, a deste ano de 2016.
A minirreforma eleitoral, o cenário conturbado da política nacional, a Lava Jato espremendo as empresas que fizeram legalmente, disfarçadamente ou por caixa 2 as doações a partidos e candidatos, o eleitorado descrente e um povo ideologicamente sem autoestima.
Penso que um palanque eleitoral bem estruturado no discurso e nas propostas, com candidatos carismáticos e capazes de caminhar léguas, ir de casa em casa em busca do eleitor, dar a cara a tapa, desnudar sua história pessoal e política, ter honestidade na fala e no olhar, pode fazer diferença.
De todo modo, ainda é a fase das conversações.
Vamos ver no que resultará as composições eleitorais em Palmeira dos Índios.
Uma coisa, é preciso se observar. Adalberon tem luz própria na política.
Com ligações políticas com o deputado federal Givaldo Carimbão (PHS), Adalberon poderia usar dessa prerrogativa para iniciar sua trajetória eleitoral em Palmeira dos Índios pelo PHS, ou por alguma legenda que lhe desse guarida em possíveis negociações eleitorais abençoadas por Carimbão.
Ao contrário, Adalberon seguiu corajosamente suas convicções ideológicas. Está no palanque e no partido da ex-senadora Heloísa Helena, a Rede Sustentabilidade.