O ex-governador de Alagoas e senador eleito, Renan Filho (MDB) foi como confirmado no início da tarde desta quinta-feira (29), pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o próximo ministro dos Transportes. O anúncio foi feito no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
Com a confirmação de Renan Filho nos Transportes, o MDB terá três nomes na Esplanada dos Ministérios: Simone Tebet, que teve o nome confirmado para ocupar o Ministério do Planejamento, a ser criado a partir do desmembramento do atual Ministério do Planejamento, a ser criado a partir do desmembramento do atual Ministério da Economia; e Jader Filho, anunciado o próximo titular da pasta de Cidades.
Em 2022, Renan Filho renunciou ao governo estadual para disputar uma vaga no Senado, para a qual foi eleito com cerca de 804 mil votos. Ao assumir o Ministério, o político abdicará do mandato. Em seu lugar, assume o empresário Fernando Farias (MDB).
Perfil
Renan Filho, tem 42 anos, é ex-governador de Alagoas e filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Ele se formou em economia e iniciou a carreira política em 2003, quando foi eleito presidente do Centro Acadêmico de Economia na UnB. No ano seguinte, foi eleito prefeito de Murici, aos 25 anos de idade, e reeleito em 2008.
Em 2010, Renan Filho renunciou à prefeitura para disputar uma das nove vagas alagoanas na Câmara Federal, ocasião em que se tornou o deputado federal mais votado de Alagoas, com mais de 140 mil votos.
Renan Filho foi eleito governador pela primeira vez em 2014, com 52,16% dos votos válidos. Em 2018, foi reeleito com mais de 1 milhão de votos (77,3% dos votos válidos daquela eleição). Neste ano, renunciou ao governo e concorreu com sucesso ao Senado.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621