
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) emitiu um comunicado nesta semana lembrando que o prazo para quem precisa emitir o primeiro título, transferir domicílio eleitoral, atualizar dados ou cadastrar biometria termina em 6 de maio de 2026 — exatamente 150 dias antes do primeiro turno das eleições de 2026, previsto para 4 de outubro. Este prazo é estipulado pelo artigo 91 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e existe para que a Justiça Eleitoral organize a logística do pleito, como definição de seções eleitorais e produção de material de votação.
Perfil do eleitorado em Alagoas
Segundo as estatísticas consolidadas para o estado:
Por que a regularização é importante
A regularização do cadastro eleitoral garante o direito ao voto e evita impedimentos como:
Por isso, o TRE/AL destaca a importância de não deixar para os últimos dias, dada a demanda e o volume de atendimentos.
Como e onde fazer
Documentos exigidos: documento de identidade com foto; comprovante de residência recente (emitido há no mínimo 3 meses e máximo 1 ano); para homens que completam 19 anos no ano do requerimento, comprovante de quitação do serviço militar; e comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral, se houver.
Com esses dados, a matéria ganha maior impacto ao mostrar que mais de 2,4 milhões de pessoas em Alagoas já estão aptas, e que uma parcela residual — cerca de 140 mil — ainda depende de regularização da biometria, o que torna o alerta do TRE/AL ainda mais relevante.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621