DivulgaçãoGovernador organiza PMDB para vencer a eleição em Palmeira Todo SegundoPor Berg MoraisA médica Verônica Medeiros trocou de legenda nos últimos instantes para o fim do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Ela deixou o PSDB e assinou nesta sexta-feira(01) ficha de filiação no PMDB, ambos da base de sustentação ao Governo Municipal. Agora na nova legenda, Medeiros passa a disputar espaço com o presidente do diretório municipal, Antônio Fonseca, na briga pela prefeitura do município. O prefeito James Ribeiro, que também ingressou na agremiação, negou haver mal-estar dentro do grupo político que lidera.
A ida de Dra Verônica para o PMDB aos quarenta e cinco do segundo tempo caiu como uma bomba no segmento político municipal e criou uma série de boatos sobre o rompimento político das famílias Gaia e Ribeiro.
Na manhã desta sexta, o secretário de Infraestrutura Rodrigo Gaia (PSDB) publicou em suas redes sociais uma carta informando a sua desincompatibilização do órgão público e agradecendo ao prefeito a indicação ao cargo. O fato, que é normal para um pré-candidato, gerou burburinhos.
Outro caso que chamou atenção foi a presença do prefeito James Ribeiro em entrevista na Rádio Sampaio, ainda na manhã de hoje. Isso porque desde o início de seu primeiro mandato o gestor usava os microfones da Rádio Palmeira FM – do Grupo Edval Gaia de comunicação – para falar sobre assuntos pertinentes a sua administração, sempre as sextas-feiras. Hoje Ribeiro não compareceu à emissora de seus aliados.
Já ao fim do dia, a filiação de Dra Verônica no PMDB efervesceu a tese de um suposto racha no grupo governista, onde o também prefeitável Antônio Fonseca teria “levado uma rasteira”. Para esclarecer esse imbróglio no atual quadro político do município, entrei em contato com todos os nomes envolvidos nessa situação.
VERÔNICA MEDEIROSAo atender a ligação telefônica, Medeiros antecipou que estava em reunião no Palácio República dos Palmares. Mesmo assim, ao ser questionada sobre sua ida ao novo partido, sua voz apresentou um tom de satisfação. “Entrei no PMDB porque fui convidada. Estou chegando para somar forças no grupo e defender minha pré-candidatura com um bom projeto para Palmeira”, revelou a ex-secretária de Planejamento.
RODRIGO GAIAO ex-secretário negou qualquer rompimento com o grupo político de James Ribeiro e recebeu a notícia da filiação de Medeiros no PMDB com estranheza. “A amizade das nossas famílias dura mais de 30 anos, eu tenho meu grupo e continuamos juntos, agora isso é um projeto para agosto. Quanto a Verônica, digo sempre que na política não existe surpresa, mas confirmo que para mim foi uma novidade. Mas estou tranquilo e vou seguir com minha pré-candidatura”, esclarece Gaia, que deixou o PSDB pelo PR.
Quando questionado sobre a ausência do prefeito na emissora de rádio da propriedade de sua família, Gaia disse não ter conhecimento. “Estou sabendo agora porque você está me dizendo. Mas o espaço continua dele”, ponderou.
JAMES RIBEIROO pivô de todo esse clima de indecisão no grupo situacionista e dono da palavra que definirá quem realmente receberá o apoio do governo, James Ribeiro negou qualquer possibilidade de golpe. “Essa conversa de rasteira é coisa plantada para tentar causar um mal-estar internamente. Mas continuamos juntos: eu, Verônica, Rodrigo e Fonseca”, afirmou o prefeito municipal.
Quando questionado sobre o prazo e os critérios para a escolha do nome que o grupo irá apoiar, Ribeiro foi enfático. “Temos um acerto em que faremos uma pesquisa em maio. Não irei fazer indicações pessoais, pois quem vai escolher nosso candidato é o povo. O primeiro nome que a pesquisa de opinião pública indicar, será o escolhido e todo o restante do grupo irá caminhar ao lado desse nome”, finalizou o gestor, que não preferiu não comentar sobre sua filiação no PMDB.
LUIZ LOBOO único a não entregar o cargo por entender que não existe obrigação legal para fazê-lo nesse momento foi o secretário de Educação. “Continuo pré-candidato. Posso entregar o cargo até o mês de junho, a legislação me garante isso. Mas posso pedir exoneração amanhã ou o prefeito pode me demitir”, disse Lobo.
ANTÔNIO FONSECAAté o fechamento dessa matéria o ex-secretário de Articulação Política não foi localizado.
Os pré-candidatos Dra Verônica, Rodrigo Gaia e Antônio Fonseca entregaram nesta sexta-feira as secretarias de Planejamento, Infraestrutura e Articulação Política, respectivamente, para atender o prazo de desincompatibilização determinado em legislação eleitoral.
Há quem acredite que essa nova conjuntura é um sinal de que Verônica Medeiros receberá o apoio do Governo do Estado e do prefeito James Ribeiro. Já a ida de Rodrigo Gaia para o PR é uma maneira de garantir a candidatura, caso decida se desvincular da família Ribeiro “até agosto”, como ele mesmo esclareceu. Já Antônio Fonseca poderá ser a sobra nesse processo, no entanto, cabe a ele esclarecer sobre seu futuro político.
[email protected]