04/10/2014 16:44:02
Política
Ibope: Aécio tem 27% dos votos válidos, contra 24% de Marina
Candidato tucano ultrapassa ex-senadora numericamente, mas estão empatados tecnicamente
Montagem /Todo SegundoIbope: Aécio tem 27% dos votos válidos, contra 24% de Marina
Todo Segundo

O candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, superou numericamente a candidata Marina Silva (PSB), em votos válidos, na corrida para chegar ao segundo turno da disputa ao Palácio do Planalto.

No entanto, a candidata Dilma Rousseff (PT) está próxima de ter a metade dos votos válidos e pode vencer no primeiro turno. As informações constam da última pesquisa Ibope/O Estado de S.Paulo antes das Eleições divulgada neste sábado (4).

O tucano alcançou 27% dos votos válidos, enquanto a ex-senadora tem 24%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Aécio e Marina estão empatados tecnicamente.

Já a presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição, manteve a liderança e agora marca 46% dos votos válidos. Para um candidato vencer no primeiro turno, é necessário ter 50% dos votos válidos mais um.

O levantamento do Ibope foi feita entre os dias 2 e 4 de outubro com 3.010 eleitores do País. Portanto, a pesquisa foi feita após o último debate entre os candidatos à Presidência. Em relação à pesquisa anterior, Dilma perdeu um ponto percentual, enquanto Aécio Neves subiu cinco pontos (de 22% para 27%) e Marina Silva perdeu quatro (caiu de 28% para 24%).

Segundo turno

O Ibope também simulou duas situações de segundo turno. Em um confronto entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a presidente tem 45% contra 37% da ex-senadora. 

Em outro cenário, com Dilma contra Aécio Neves, a petista chega aos mesmos 45% de votos válidos contra 37% do tucano.

A pesquisa, cujo nível de confiança é de 95%, foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01021/2014.

Do R7

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.