DivulgaçãoInicio de semana movimentado no cenário polÃtico de Arapiraca Todo SegundoPor Roberto GonçalvesO cenário político no inicio desta semana no segundo colégio eleitoral do Estado foi movimentado e surpreendente com uma sequencia de acontecimentos tudo com vistas as eleições deste ano. Através de entrevistas em duas emissoras de rádio, Novo Nordeste e 96 FM, a prefeita Célia Rocha (PSL) oficializou sua decisão de não ir para a reeleição, indicando como candidato do seu grupo o deputado estadual, Ricardo Nezinho (PMDB) tendo como pré-candidato a vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB)
Com o ônus e o bônus de ser o pré-candidato da prefeita Célia Rocha, o deputado Ricardo Nezinho continua sendo alvo de ataques na imprensa em nível estadual e nas redes sociais em razão do seu projeto “Escola Livre”. Trabalhadores em Educação (Sinteal) se posicionam contrários à aprovação da lei, assim com a Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE-Ufal). Já a Arquidiocese de Maceió, através do Arcebispo Metropolitano, dom Edvaldo Muniz, é favorável ao projeto.
“Além de criar ônus para o Estado porque estabelece aulas de Ética para os professores, sem que o projeto tenha passado pela comissão do Orçamento, a principal questão é que, baseado em avaliações subjetivas, ambíguas e que visam cercar o exercício da docência, os deputados querem regulamentar o que os professores podem ou não falar em sala de aula, criando um verdadeiro clima de vigilância e patrulhamento numa relação que deve ser de ensino-aprendizagem”, alerta a professora Elvira Barreto, da Faculdade de Serviço Social da Ufal.
Nesta terça-feira, (26) ele deve entrar mais uma vez na ordem do dia da Assembleia Legislativa de Alagoas. O projeto aprovado pelos deputados foi vetado pelo governador Renan Filho. A Assembleia deve agora avaliar se mantem ou derruba o veto. A manifestação contrária ao projeto vai reunir professores e estudantes na Praça Sinimbu, a partir de 9h. A apreciação do veto deve acontecer na sessão desta terça-feira, durante a tarde. O movimento contrário ao projeto também criou uma petição online para pressionar os deputados a manterem o veto.
Carta aberta em defesa da distribuição dos recursos do FundebOutro fato político que marcou em Arapiraca neste inicio de semana foi a publicação do gabinete do deputado estadual Tarcizo Freire (PP) pré-candidato a prefeito de Arapiraca em defesa da distribuição dos recursos exclusivamente para a Educação. Venho por meio da presente, me manifestar publicamente na qualidade de cidadão, deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Arapiraca, acerca da eventual destinação dada aos recursos (mais de R$ 130 milhões) provenientes do precatório da Ação do FUNDEF expedido e pago ao Município de Arapiraca em dezembro de 2015, A nota obteve grande repercussão em Arapiraca.
Presença do governadorOutro fato marcante no inicio da semana em Arapiraca foi a presença do governador Renan Filho (PMDB) que anunciou a reforma e ampliação do Hemocentro Regional. O órgão vem funcionando precariamente incluindo falta de kit sorológicos cobrado e denunciado pela vereadora Aurélia Fernandes (PSB) da tribuna do Câmara Municipal de Arapiraca.
Durante uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (25), para assinatura de uma ordem de serviço para reforma e ampliação do Hemocentro de Arapiraca, o governador Renan Filho (PMDB) anunciou que a cidade ganhará uma sede própria do Instituto de Criminalística.
Segundo ele, esta já é uma necessidade antiga da cidade e que o governo já está providenciando uma casa para servir de sede temporária para o IC. "Estamos analisando o aluguel do prédio para trazer o Instituto de Criminalística o mais rápido possível para Arapiraca", disse Renan.
Encontro do grupo suprapartidárioOutro fato político registrado na tarde desta segunda-feira, (25) foi uma reunião suprapartidária do grupo independente em Arapiraca liderado pelo deputado federal, Marx Beltrão (PMDB) e o deputado estadual Severino Pessoa (PSC). O encontro reuniu pré-candidatos a vereador por Arapiraca e a discussão de uma posição a ser tomada para apoiar o candidato majoritário nas eleições deste ano. Para o pré-candidato a vereador e dirigente partidário, Carlos André, “o momento é de união e reflexão”.