Júlio Cezar lidera pesquisa por prefeitura de Palmeira dos Índios Todo SegundoDo Todo SegundoO vereador Júlio Cezar (PSB) sai na frente na disputa pela prefeitura de Palmeira dos Índios, nas eleições de outubro, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (04), pelo Instituto Data Consulta. A pesquisa encomendada pelo Portal
Todo Segundo, foi realizada entre os dias 01 a 02 de fevereiro de 2016.
Num momento em que ainda não houve convenções partidárias e que muitas candidaturas e coligações não estão definidas, o Data Consulta leva em consideração os nomes que são ventilados nos bastidores políticos como prováveis candidatos a sucessão do prefeito James Ribeiro (PSDB).
Os pré-candidatos pesquisados foram: Júlio Cezar (PSB), Rodrigo Gaia (PSDB), Edval Gaia-Pai (PMDB), Francisco Tenório (PMN), Alcineide Nascimento (PR), Sheila Duarte (PT), Antônio Fonseca (PMDB), Luciano da Carpil (Pros), Flávio Targino (PRTB) e Dra Verônica Medeiros (PSDB).
Julio Cezar aparece com 34% das intenções de voto – uma vantagem de 28 pontos sobre a secretária de planejamento Dra Verônica Medeiros (PSDB), que aparece na segunda colocação com 06 pontos percentuais. De acordo com o Data Consulta, Alcineide Nascimento (PR) e Luciano da Carpil (Pros), não pontuaram.
O Data Consulta avaliou também a opinião dos palmeirenses em relação gestão do prefeito James Ribeiro. De acordo com a pesquisa, 27% da população aprovam a administração de Ribeiro. O número é ruim para o gestor municipal que é desaprovado por 32% dos munícipes: ou seja, consideram o governo (ótimo 3,5% e bom 23,5%) e (ruim 13% e péssimo 19%).
O índice de rejeição de Ribeiro, também é apontado pelos palmeirenses quando questionados se eles votariam em um candidato que fosse apoiado por ele. Segundo o Data Consulta, 53% dos entrevistados disseram não votar de forma alguma; 33% votaria; 14% não sabe/não respondeu.
O Instituto ouviu 402 pessoas. A coleta dos dados ocorreu na zona urbana e em alguns povoados do município com entrevistas pessoais com questionários pré-elaborados, com perguntas estimuladas e espontâneas. Deste total, 57% são homens com idade entre 16 e 25 anos, e 43% são mulheres com idade entre 31 e 45 anos.
A margem de erro máxima estimada é de 4,4% para mais ou para menos, ficando o índice de credibilidade de 95%. A pesquisa está registrada no TRE com o número
01638/2016.
Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os pré-candidatos):
No cenário pesquisado pelo Data Consulta, o resultado foi:Júlio Cezar (PSB): 34% das intenções de voto
Verônica Medeiros (PSDB): 6%
Sheila Duarte (PT): 5,5%
Flávio Tragino, (PRTB): 5,5%
Antônio Fonseca (PMDB): 4%
Francisco Tenório (PMN): 3,5%
Rodrigo Gaia (PSDB): 2%
Edval Gaia-Pai (PMDB): 1%
Alcineide Nascimento (PR): não pontuou
Luciano da Carpil (Pros): não pontuou
Não sabe/não respondeu: 22,5%
EspontâneaNa modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação dos pré-candidatos), o resultado foi o seguinte:
Júlio Cezar (PSB): 20% das intenções de voto
Verônica Medeiros (PSDB): 3,5%
Sheila Duarte (PT): 3%
Flávio Tragino, (PRTB): 2%
Francisco Tenório (PMN): 2%
Rodrigo Gaia (PSDB): 0,5%
Edval Gaia-Pai (PMDB): 0,5%
Antônio Fonseca (PMDB): 1%
Alcineide Nascimento (PR): não pontuou
Luciano da Carpil (Pros): não pontuou
Não sabe/não respondeu: 67,5%
RejeiçãoDos pré-candidatos pesquisados, Edval Gaia-Pai aparece com o maior percentual de rejeição, ou seja, de pessoas que dizem que não votariam no candidato.
A rejeição apontada para cada pré-candidato é: Edval Gaia-Pai (PMDB): 6%
Rodrigo Gaia (PSDB): 4,5%
Antônio Fonseca (PMDB): 4,5%
Sheila Duarte (PT): 4,5%
Francisco Tenório (PMN): 4%
Flávio Tragino, (PRTB): 4%
Júlio Cezar (PSB): 2%
Luciano da Carpil (Pros): 2%
Dra Verônica Medeiros (PSDB): 2%
Alcineide Nascimento (PR): 1%
Avaliação da administração de James Ribeiro na cidade de Palmeira dos Índios é:Ótimo: 3,5%
Bom: 23,5%
Regular: 37%
Ruim: 13%
Péssimo: 19%
Não sabe/não respondeu: 4%