Mais de 26 mil mesários foram convocados pela Justiça Eleitoral para atuarem nas eleições municipais que acontecem em outubro deste ano, em Alagoas. O pleito de 6 de outubro elege em todo o país novos prefeitos e vereadores.
No total, 26.341 pessoas foram convocadas. Destas, 25.219 estão dentro da quantidade prevista levando em conta o número de seções e zonas eleitorais. Outros 1.122 também foram chamados para dar apoio fora das seções no pleito.
De acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alagoas tem 2.443.236 eleitores aptos a votar nos 102 municípios. Destes, 53% mulheres e 47% homens.
A convocação dos colaboradores da Justiça Eleitoral é realizada, principalmente, por meios eletrônicos (WhatsApp e e-mail), e, na inviabilidade desses, mediante carta via Correios. O prazo para convocação termina no dia 5 de agosto.
Como saber se foi convocado para ser mesário?
Quem acessar a área do mesário no site do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) pode consultar se está na lista das pessoas convocadas.
Fui convocado para ser mesário nas eleições, mas não quero ir. Sou obrigado a trabalhar? Se eu não comparecer, o que acontece? Existe alguma hipótese em que a pessoa pode ser liberada desse trabalho?
Caso você seja convocado para servir como mesário e não possa, o correto é justificar o quanto antes ao cartório eleitoral da sua região para pedir dispensa dos serviços.
Se faltar no dia sem aviso prévio, o mesário precisa comparecer também ao cartório eleitoral em até 30 dias corridos após a falta. Caso não o faça, a multa pode chegar a até um salário mínimo (R$1.412).
Benefícios
A Justiça Eleitoral oferece benefícios para os voluntários: Eles têm direito a duas folgas para cada dia de treinamento, preparação e trabalho nas eleições, tanto no serviço público como em empresas privadas. Recebem também R$ 60 para auxílio-alimentação.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621