Com o fim das convenções partidárias, as chapas à prefeitura de Palmeira dos Índios se tornaram o principal assunto na corrida eleitoral deste ano, e seis mulheres estão nas composições como pré-candidatas à prefeita e vice.
Numa semana agitada e decisiva na formação de chapas da majoritárias, a participação feminina é de 80%, ou seja, o placar é de 6 a 2. Um fato inédito no município. Será uma campanha eleitoral com protagonismo feminino.
As escolhas delas podem ter um peso importante para definir o cenário eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Palmeira dos Índios tem um total de 54.858 eleitores, com a maior proporção do eleitorado feminino — com 56%.
Pode-se dizer, então, como apontam os dados, que o sucesso das eleições 2024, depende, pelo menos numericamente, da categoria feminina.
A representatividade das mulheres na política formal brasileira ainda é muito baixa, tanto no Legislativo quanto no Executivo, mesmo sendo 52% do eleitorado.
Veja as composições das chapas
Júlia da Silva, a Tia Júlia (MDB), tem como vice, Sheila Duarte; Mosabelle Ribeiro (Republicanos), tem como vice, Alcineide Nascimento; Cristiano Ramos (PDT), tem como vice, Fernanda Ferreira e Gervásio Neto (PRD), tem como vice, Flávia Ramos.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621