Arapiraca segundo maior colégio eleitoral de Alagoas registrou aumento de 100 candidatos na disputa por vagas na Câmara de Vereadores nas eleições 2020. Comparado com a quantidade de candidatos que disputaram as eleições em 2016, o número subiu 48% no município.
Na última eleição municipal, eram 208 candidatos concorrendo ao cargo de vereador. Esse ano, caso a Justiça Eleitoral aprove todos os pedidos, Arapiraca vai ter 308 candidatos na disputa para ocupar as 17 cadeiras da Casa Legislativa.
O prazo para o registro das candidaturas terminou às 19h deste sábado (26). Este ano, pela primeira vez, os partidos não puderam realizar coligações para o cargo de vereador. Somente na eleição de prefeito foi possível a junção de partidos. Com isso, o voto para o cargo de vereador é proporcional, ou seja, é preciso observar o desempenho do partido político e não apenas do candidato. O partido precisa atingir o valor do quociente eleitoral para que consiga obter uma cadeira. Portanto, cada vez que atinge esse valor vai ganhando mais cadeiras.
De acordo com o cientista político Bruno Silva, a proibição das coligações para eleger vereadores é o principal motivo para o aumento no número de candidatos. "Isso se deve ao fato de que a proibição das coligações trouxe consigo mudanças nas regras eleitorais. Entre as principais, está o fato de que cada partido político deve sair sozinho e, ao organizar sua lista de candidatos, deve lançá-los, única e exclusivamente, pelo partido. Ou seja, não há mais a possibilidade de juntar várias siglas e tentar aumentar as chances do partido ou da coligação, como era antigamente", explicou.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621