DivulgaçãoPartidos se articulam com vistas à eleição proporcional em Arapiraca Todo SegundoPor Roberto GonçalvesCom representações no Congresso Nacional os partidos PHS, PEN, PTdoB, e PSL, mas sem representação em nível da Câmara Municipal de Arapiraca, estão com os seus diretórios municipais no segundo colégio eleitoral do Estado, se organizando com vistas as eleições proporcionais em 2016. Atualmente o Legislativo da terra de Manoel André, conta com 15 vagas e de acordo com lei aprovada no Congresso Nacional pode chegar em 2016 a 21 vagas.
Para o dirigente partidário e articulador desse grupo suprapartidário, Carlos André, o aumento de vagas é favorável para o município de Arapiraca, uma vez que fortalece o Legislativo e pluraliza a representação das classes sociais. “Não se pode comparar Arapiraca economicamente e politicamente com Palmeira dos Índios que conta atualmente com 15 vereadores.
Atualmente esse grupo conta com cerca de 70 pré-candidatos, divididos entre suplentes que obtiveram na eleição anterior menos de mil votos, e suplentes que obtiveram entre mil e dois mil votos, além de diversos nomes novos, que representam as mais diversas classes sociais a exemplo de pastores evangélicos, médicos, advogados, professores, empresários, militares corretores e representantes de outras categorias profissionais.
Para Carlos André, o objetivo desse grupo é formar três chapas proporcionais (chamadas chapinhas). Com relação a eleição majoritária o dirigente partidário, considera precoce tomar qualquer decisão ou encaminhamento, no entanto, acredita que o candidato rotulado como oposição e com propostas novas conseguirá o objetivo vitorioso.