31/01/2019 22:43:02
Política
Renan discutiu com JBS nomeação em ministério quando presidia Senado
Senador alagoano teria ligado para Joesley Batista em 2014 para negociar nome para Agricultura
Ana VolpeRenan Calheiros aparece em ligações interceptadas pela Polícia Federal com Ricardo Saud, da JBS
Último Segundo

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) procurou o empresário Joesley Batista, dono da JBS, em 2014, para discutir uma nomeação para o Ministério da Agricultura. De acordo com as interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal, divulgadas nesta quinta-feira (31) pelo jornal Folha de S.Paulo , o presidente do Senado teria procurado o empresário logo após a reeleição da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Segundo o jornal, o alvo das interceptações telefônicas era o diretor de relações institucionais da JBS, Ricardo Saud, responsável pela intermediação da empresa com o Congresso. Em um dos telefonemas, Renan Calheiros e Joesley comemoram juntos a vitória de Dilma nas eleições de 2014. A ligação foi feita às 20h08m38s. Entre “parabéns” e comentários sobre uma vitória “sofrida”, emedebista e empresário combinam de se encontrar para “pensar os próximos passos”.

As interceptações telefônicas apontam que dois dias depois um jantar foi marcado na casa de Renan e realizado na semana seguinte, em 5 de novembro. Já no dia 12 de dezembro de 2014, o então presidente do Senado procura Joesley, para discutir quem seria o titular da Agricultura no segundo governo de Dilma. A petista já tinha escolhido Kátia Abreu, que não era o nome preferido do empresário. Em uma ligação na noite daquele dia, Renan pede a Saud um encontro com Joesley.

"Deixa eu te dizer uma coisa, era importante a gente bater um papo com o Joesley", diz o senador. "Para a gente conversar um pouco sobre essa questão aí da Agricultura", reforça Renan. Minutos depois, Saud retorna para confirmar a reunião e o senador então afirma: “Tem um cenário que estou construindo, de levar o Vinicius [Lages], que é ministro do Turismo, para ser o secretário executivo [do Ministério da Agricultura ]. Então, acho que era importante a gente conversar um pouco sobre algumas estratégias”, diz Renan na conversa divulgada pela Folha de S.Paulo.

Ao fim da ligação, o emedebista marca um jantar para a segunda-feira seguinte, em Brasília, e Saud ainda acrescenta ao senador: "Eu levo o vinho". No mesmo diálogo, Renan lembra que haveria, dias depois, uma posse na CNA (Confederação Nacional da Agricultura).

Ex-chefe de gabinete de Renan e indicado pelo emedebista para ser ministro do Turismo no primeiro governo Dilma, Vinicius Lage acabou continuando no comando da pasta de Turismo no segundo governo da petista. Quatro dias após a conversa entre o senador e Saud, no dia 16 de dezembro, Kátia Abreu tomou posse como presidente da entidade.

O senador foi delatado pela JBS sob acusação de caixa 2 de R$ 9 milhões em 2014. Os delatores afirmaram ainda ao Ministério Público que houve pagamento de R$ 46 milhões a senadores do MDB a pedido do PT. Segunda a Folha , em outras ligações, Saud aparece falando com aliados de Ranan e afirma que os negócios com o senador “vão bem”.

Após a divulgação da matéria pela Folha, o emedebista afirmou que não cometru nenhum crime. "Não há nenhuma gravação minha em nenhum lugar que me incrimine ou seja desfavorável ao interesse do Brasil", declarou o senador ao chegar para a reunião da bancada do MDB , em Brasília.

Renan Calheiros disse ainda que "as pessoas tensionam porque não o conhecem" e que "sempre teve uma participação na formatação do país do ponto de vista institucional". "Nunca cometi mal feito", afirmou o parlamentar.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.