02/03/2015 18:38:58
Política
Renan diz em nota que não vai ao jantar de Dilma com cúpula do PMDB
Presidente oferecerá jantar para estreitar relações com líderes da legenda
DivulgaçãoRenan diz em nota que não vai ao jantar de Dilma com cúpula do PMDB
Todo Segundo

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota na qual informa que não comparecerá ao jantar a ser oferecido pela presidente Dilma Rousseff à cúpula do PMDB na noite desta segunda-feira (2).

No texto, Renan afirma que o presidente do Congresso "deve colocar a instituição acima da condição partidária". Mesmo assim, ele diz que considera o encontro um "aprimoramento da democracia".

O objetivo da presidente ao reunir a cúpula do PMDB, segundo o G1 apurou, é sinalizar aos peemedebistas que ela pretende incluir a legenda nas decisões políticas do governo.

Além de Renan Calheiros, foram convidados para o jantar no Palácio da Alvorada o presidente nacional do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os seis ministros peemedebistas e os líderes do partido no Congresso Nacional.

Diante do tensionamento da relação com os peemedebistas, Dilma passou nas últimas semanas a emitir sinais de reaproximação com a sigla aliada. No último dia 5, na mesma semana em que foram realizadas as eleições que escolheram os presidentes da Câmara e do Senado, a petista recebeu no Palácio do Planalto Renan Calheiros e Eduardo Cunha. Temer e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Pepe Vargas (Relações Institucionais)  também acompanharam a reunião.

Padrinho político da presidente da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também entrou em campo para tentar aparar arestas entre petistas e peemedebistas, participando de um café da manhã, na última quinta (26), na residência oficial do presidente do Senado. Os principais nomes do PMDB compareceram ao encontro.

Conforme o Blog do Camarotti, o ex-presidente ouviu queixas de caciques do PMDB sobre a forma como Dilma conduz a área política do governo. De acordo com o Blog, Lula disse aos peemedebistas que foi um erro a estratégia do Planalto de isolar o PMDB nesse segundo mandato e defendeu a inclusão de um nome do partido no grupo de articulação política do governo.

Leia abaixo na íntegra a nota de Renan Calheiros:

Nota Pública
02/03/2015 17:15

Decidi abster-me do jantar entre o PMDB, a Presidente da República e ministros, em que se discutirá a coalizão.

O Presidente do Congresso Nacional deve colocar a instituição acima da condição partidária.

Considero o encontro como aprimoramento da democracia.

Senador Renan Calheiros
Presidente do Congresso Nacional

Do G1 DF

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.