19/12/2022 18:37:33
Política
Renan Filho é sondado para assumir Ministério do Planejamento
Antes de ser sondado para o Planejamento, Renan Filho teve o nome cotado para ocupar Minas e Energia
DivulgaçãoSenador eleito Renan Filho foi sondado para assumir Ministério do Planejamento no governo Lula
Todo Segundo

A equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sondou recentemente o ex-governador de Alagoas e senador eleito Renan Filho (MDB/AL) para assumir o Ministério do Planejamento, que será recriado a partir do fatiamento do atual Ministério da Economia.

Renan é filho do senador Renan Calheiros (MDB/AL), aliado do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e é um dos nomes que a bancada do MDB no Senado avalia indicar para compor a terceira gestão do petista à frente do Palácio do Planalto.

No próximo ano, a Economia será dividida em três pastas: Fazenda, Planejamento e Indústria, Comércio e Serviços. Lula sofre pressão do mercado, que pressiona para que o futuro comandante da área econômica tenha perfil mais técnico do que político.

Economista, Renan Filho disse a aliados que ainda não pode dar uma resposta ao emissário de Lula sem que a bancada do MDB avalize sua ida para esse cargo. Até agora, no entanto, os senadores do MDB preferem um ministério que faça "entregas", como os de Cidades, Infraestrutura ou Desenvolvimento Regional.

Antes de ser sondado para o Planejamento, Renan Filho teve o nome cotado para ocupar Minas e Energia.

Com 845.988 votos (56,92% dos votos válidos), os alagoanos elegeram Renan Filho (MDB) senador nas eleições deste ano. Este será seu primeiro mandato como senador. Ele tem como 1° suplente Fernando Farias (MDB). Adélia Maria (PV) é a 2ª suplente.

Natural de Murici, Renan Filho tem 42 anos. Foi governador do estado de Alagoas por dois mandatos consecutivos, de 2015 até 2022. Também elegeu-se prefeito de Murici (AL), em 2004, e deputado federal, em 2010.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.