O deputado federal Severino Pessoa (Republicanos/AL) comemorou a aprovação, por parte Câmara dos Deputados, da Medida Provisória que libera quase R$ 2 bilhões para viabilizar a compra e o processamento final da vacina contra o novo coronavírus em desenvolvimento pela Universidade de Oxford e comercializada pela empresa farmacêutica AstraZeneca.
A aprovação ocorreu no final da semana passada, durante votação simbólica, que contou com o apoio do parlamentar alagoano. “Fico muito feliz em poder participar da construção desse novo momento, aguardado por milhões de brasileiros. A vacina dará um ponto final no medo, nas incertezas e, principalmente, na crise que abalou o país e o mundo em 2020”, frisou Pessoa.
A previsão do governo federal é de que 15 milhões de doses comecem a chegar em janeiro e fevereiro e o restante deverá chegar ao país ainda no primeiro semestre de 2021.
A Fiocruz ficará responsável pelo processamento final — formulação, envase, rotulagem e embalagem — e controle de qualidade. Posteriormente, por meio da transferência de tecnologia, a expectativa é que a Fiocruz possa produzir 160 milhões de doses no segundo semestre de 2021.
A MP agora segue para o Senado Federal. Como a MP tem força de lei, parte do dinheiro previsto já foi empenhado. A vacina está em fase final de desenvolvimento, e ainda precisa ser registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que possa ser distribuída e aplicada. A intenção do governo federal é disponibilizar a vacina de forma gratuita à população brasileira por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621