Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) revelam que apenas 6.49% dos eleitores ainda não fizeram o cadastro biométrico no estado. Ou seja, 150.960 do eleitorado, que é composto por 2.325.656 eleitores, não possuem a biometria coletada pela justiça eleitoral.
O TRE informou que todos os cartórios eleitorais distribuídos pelo Estado retomaram a coleta de dados biométricos nos seus atendimentos desde julho deste ano. O cadastramento havia sido suspenso em 2020 devido à pandemia e impacta, em especial, as pessoas que solicitaram o alistamento eleitoral (1º título) após a suspensão da biometria.
O cadastramento biométrico no Estado foi concluído em 2012 e, desde então, todos os eleitores que solicitavam o alistamento já coletavam a assinatura eletrônica, sua foto (com medidas da face) e as suas impressões digitais. Com a pandemia e a virtualização do atendimento, o serviço foi suspenso e, este ano, está sendo retomado gradualmente em todo o país.
O TRE reforça que biometria dá maior segurança à identificação do eleitorado no momento da votação e que o eleitor que ainda não coletou sua biometria, vai ter acesso ao serviço até o fechamento do cadastro, que só deve ocorrer um pouco antes das eleições municipais de 2024. O cadastramento biométrico consiste em coletar as digitais de todos os dedos das mãos, uma assinatura e fazer um registro fotográfico do(a) eleitor(a).
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621