10/10/2022 09:19:06
Política
STF marca julgamento de Collor para dia 20 em ação no âmbito da Lava Jato
Senador por Alagoas será julgado antes que seu mandato no Senado se encerre, em fevereiro do ano que vem
DivulgaçãoSTF marca julgamento de ação contra Collor no âmbito da Lava Jato
Todo Segundo

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o próximo dia 20, o julgamento de uma ação penal contra o ex-presidente da República e atual senador por Alagoas, Fernando Collor de Mello (PTB). Réu no âmbito da Lava Jato, Collor é acusado de receber propina por negócios da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis.

A Procuradoria-Geral da República acusa o ex-presidente e seu grupo político de terem recebido R$ 30 milhões em propina. Somente o senador teria recebido R$ 9,6 milhões em troca de ter viabilizado um contrato de troca de bandeira de postos de combustível celebrado entre a Derivados do Brasil (DVBR) e a BR Distribuidora.

O julgamento chegou a entrar na pauta do STF no fim do ano passado, mas foi adiado por causa de outros processos que ganharam prioridade no Supremo. O relator do caso, ministro Edson Fachin, pediu, em outubro do ano passado, que o julgamento fosse marcado para evitar que o caso prescrevesse.

Fernando Collor tem 72 anos e os crimes dos quais é acusado teriam sido cometidos de 2010 a 2014. O ex-presidente foi candidato ao governo de Alagoas nas eleições deste ano, mas foi derrotado no primeiro turno, sendo terceiro colocado com 223.585 votos (14,71%) e o segundo turno, será disputado entre Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil).

O mandato de Collor no Senado Federal se encerra em 1º de fevereiro do ano que vem, quando tomam posse os 27 senadores eleitos neste ano.

A assessoria de comunicação do senador foi questionada pela reportagem do Portal Todo Segundo, mas não retornou o contato até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.