Todo SegundoSucessão em Palmeira é marcada por divisão de grupos polÃticos Todo SegundoPor Roberto GonçalvesA sucessão ao prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro (PSDB) com vistas às eleições de outubro de 2016, está complicada em razão da divisão dos grupos políticos nos cenários da situação e da oposição. O caso mais complicado é a divisão dentro do PSDB, o vereador Júlio Cezar, anunciou que é candidato a prefeito. Batendo de frente com o atual gestor, Julio não tem mais espaço no grupo e clima para se manter aliado no ninho tucano palmeirense.
O PSDB em Palmeira dos Índios é comandado por Helenilson Ribeiro, Tio de James, dificilmente dará espaço no partido ou mesmo na coligação para Júlio Cezar. O grupo PSDB/PMDB tem três nomes para escolher na reta final para a disputa. A ex-vereadora e médica, Verônica Medeiros, o ex-vereador e atual secretário municipal da Articulação Política, Antônio Fonseca e o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas, Edval Gaia.
Oposição também está dividida
Mesmo dividida a oposição tem excelentes nomes que serão colocados para a escolha do eleitorado a exemplo do vereador Márcio Henrique (PPS). Sua atuação na Câmara Municipal é considerada positiva com um desempenho ético, equilibrado e, sobretudo independente.
A atuação de Júlio Cezar também é avaliada como positiva pelo eleitorado palmeirense. Foi o mais votado e vem defendendo reivindicações de interesses da comunidade palmeirense com foco no seu principal base, a comunidade de Palmeira de Fora.
Outro nome que pode ser colocado pela oposição é do médico Hélio Morais (Psol), já disputou a Prefeitura de Palmeira dos Índios em duas oportunidades. Médico atuante na região e sem mácula na política.
O deputado federal Givaldo Carimbão (PSB) tem interesses políticos em Palmeira dos Índios e poderá lançar o nome do ex-secretário de Estado da Paz, Adalberon Sá Júnior. O ex-secretário teve participação positiva na reeleição de Carimbão e do seu filho o deputado estadual eleito Carimbão Júnior.
O deputado federal Paulo Fernandes (Paulão)(PT) também tem interesses políticos em Palmeira dos Índios, o parlamentar é ligado a vereadora Sheila Duarte, que poderá ser um dos nomes inseridos na disputa pela sucessão na “Princesa do Sertão”. Sheila Duarte tem forte ligação com o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT).
Por outro lado, existe uma forte corrente que defende mudanças, e, sobretudo a alternância de poder como salutar para a democracia. Outros nomes que devem entrar para a disputa em Palmeira dos é o ex-prefeito de Igaci, Petrucio Barbosa (PTB) e a ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Angêla Garrote (PP).