Arquivo / Arlindo TavaresSuplente de deputado vai disputar prefeitura de Minador do Negrão Todo SegundoPor Kleverson LevyMinador do Negrão deverá ser alvo ( no bom sentido) de uma disputa bastante acirrada no próximo ano. O suplente de deputado estadual, Cícero Ferro (PRTB), vai tentar "retornar" à prefeitura da cidade.
Ferro, que é o segundo suplente - da coligação PRTB/PPL/PMN - que elegeu Antônio Albuquerque, Jairzinho Lira e João Beltrão, ambos do PRTB; e Francisco Tenório (PMN), obteve apenas 13.593 votos na eleição de 2014.
Sem mandato, o ex-deputado quer - em 2016 - obter êxito para o Executivo negrense. Na disputa, vai enfrentar o grupo da atual prefeita, Socorro Cardoso Ferro (PSDB), sua maior adversária política na região. .
Contudo, Socorro ainda não apontou quem será o seu sucessor no pleito do próximo ano. Entretanto, especula-se que o substituto será decidido entre os aliados, mas a equipe já estuda um nome de consenso que possa enfrentar qualquer candidato da oposição.
Segundo o blog do jornalista Geovan Benjoíno, no
portal Todo Segundo, o nome do empresário Josias Aprígio também é dado como certo na disputa. Aprígio, através de uma associação comunitária, "proporciona diversos favores à coletividade."
Por outro lado, Cícero Ferro tem sido visto constantemente no município conversando com os moradores, familiares, amigos, correligionários e confirmando seu desejo de disputar o Executivo local. Terá muito trabalho pela frente ao se confrontar - de novo! - com o atual grupo político que comanda a prefeitura de Minador.
Ferro, mesmo mantendo laços familiares em seu - considerado - “curral eleitoral”, lá, a prefeita Socorro Cardoso conta ainda com o apoio da família Barros, do atual vice-prefeito, Emílio Barros (PDT), nome que pode sucedê-la.
Derrotas e vitóriasCícero Ferro só saiu vitorioso na "briga" pela prefeitura de Minador uma única vez: em 2000, com Bosco Cardoso Ferro, que derrotou a prefeita - à época - Amparo Cardoso Ferro. Antes, em 1996, Amparo venceu Cícero com uma diferença de 210 votos.
Porém, desde 2004, quando perdeu o comando - de vez - do Executivo negrense, o suplente de deputado só acumulou derrotas. Na eleição de 2004, Emílio Barros (PDT) - hoje vice-prefeito – foi eleito prefeito na disputa contra Eladja Ferro (à época do PTB), esposa de Cícero Ferro.
Em 2008, foi Socorro Cardoso que venceu o pleito contra Eladja Ferro. Na reeleição, em 2012, a prefeita Socorro foi candidata única após Thalita Ferro (PSC), filha de Cicero, renunciar sua candidatura por questões pessoais e problemas de saúde
Há anos que a família Ferro – de Cícero - vem tentando vencer as eleições no município de Minador do Negrão, porém, sem sucesso.
2016, todavia, repetirá o "tom" de uma disputa que ocorreu há vinte anos, quando Cícero Ferro se candidatou pela primeira vez ao cargo de prefeito, em 1996.
Será?
Siga-me! nas redes sociais: Kleversonlevy
Email: [email protected]