DivulgaçãoSuruagy: o polÃtico que mais concedeu empregos em Alagoas Todo SegundoPor Geovan BenjoinoO ex-governador Divaldo Suruagy, falecido dia 21 deste mês vítima de câncer, foi o político que mais concedeu empregos em Alagoas e o que mais ajudou gente, independente de sigla partidária ou condição social.
Até os adversários se beneficiaram politicamente do Governo Suruagy criticando-o e o qualificando de omisso e frouxo. Conhecidas personalidades alagoanas conquistaram visibilidade pegando carona na mansidão do então governador.
Aliado de primeira hora do regime militar que governou o país durante anos, Suruagy exerceu o cargo de governador de Alagoas por três vezes.
Nos dois primeiros mandatos, Suruagy conquistou prestígio político e popularidade inéditos na política alagoana, graças às verbas e apoio recebido dos militares.
No terceiro mandato, porém, numa situação adversa, o ex-governador deparou-se com uma crise financeira que terminou provocando crise política devido ao atraso salarial do servidor estadual.
Revoltados, os funcionários públicos, especialmente a PM e Polícia Civil saíram às ruas de Maceió e exigiram a deposição de Suruagy, que terminou renunciando ao mandato de governador.
Posteriormente Suruagy sofreu histórica derrota eleitoral ao disputar o cargo de deputado federal.
O homem que foi proporcionalmente o deputado federal, senador e governador mais votado do Brasil recebeu votação pífia do mesmo eleitorado que tempo atrás o consagrara como o número um de Alagoas.
A partir daí, Suruagy não exerceu mais nenhum cargo político-partidário eletivo, mas destacou-se ao longo da vida como um homem simples, pacato, solidário e trabalhador.