A professora Júlia da Silva, “Tia Júlia” (MDB), se tornou a segunda mulher eleita prefeita de Palmeira dos Índios, pelo voto popular ao vencer a eleição do último domingo (06). Ela será a terceira mulher a comandar a prefeitura nos 135 anos da história política do município.
A primeira mulher que assumiu o cargo como prefeita de Palmeira dos Índios, foi Maria Consuelo Monte Acioli do União Democrática Nacional (UDN), na década de 40. Consuelo era vereadora, na época, e na condição de presidente da Câmara Municipal, assumiu a prefeitura, após Antônio Augusto de Barros, renunciar ao cargo, em 1948.
Já Maria José de Carvalho Nascimento, foi a primeira mulher a se eleger prefeita de Palmeira dos Índios, democraticamente, fato ocorrido na eleição de 1996.
De chinelo, com um carro de som e ladeada de poucos correligionários, "Mazé", venceu o pleito contra os grandes caciques da política local. Ela derrotou, de uma só vez, o ex-prefeito da cidade Gileno Sampaio, Fernando Duarte (hoje ex-deputado estadual) e o candidato da situação – à época – Pedro Gaia. Todos os três postulantes oriundos de famílias tradicionais foram "extirpados" do Poder.
Agora, 28 anos depois, Palmeira dos Índios elegeu sua segunda prefeita. Sob a égide do seu sobrinho, o prefeito Júlio Cezar, Tia Júlia, foi eleita para o cargo ao receber 57,43% dos votos válidos, um total de 23.994 votos e comandará a prefeitura a partir de 1º de janeiro de 2025.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621