TRE promove 2ª Semana do Eleitor Jovem a partir da próxima segunda Todo SegundoDa AssessoriaNa próxima segunda-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) dá início à campanha para o alistamento do Jovem Eleitor, com a finalidade de convocar jovens de 16 e 17 anos para participar das eleições, mesmo com o voto sendo facultativo. A ideia é despertar o interesse nos jovens de exercerem a função de cidadania. Essa campanha, que é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será realizada para as eleições de 2016 e acontecerá até o dia 1 de abril.
A primeira Semana de Alistamento aconteceu no período de 16 a 20 de novembro de 2015. A intenção é aumentar a adesão dos jovens, já que na última eleição o índice do eleitorado dessa faixa etária diminuiu 30%. Na primeira etapa da campanha, cerca de 1700 jovens procuraram os cartórios eleitorais de todo o Estado para tirarem seu primeiro título de eleitor.
Os jovens que completam 16 anos até o dia 2 de outubro, data prevista para o 1° turno das Eleições Municipais, poderão então obter o seu Título de Eleitor. Para tanto, documentos como o RG ou a certidão de nascimento e comprovante de residência têm que ser apresentados. O prazo para o alistamento vai até o dia 4 de maio. O atendimento será feito, em todos os cartórios eleitorais, de segunda a sexta, de 7h30 às 13h30.
Em Maceió, a II Semana do Jovem Eleitor terá início com uma palestra para os jovens, uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral. O evento acontecerá às 15h, no auditório do SENAI, no bairro do Poço. Em diversos municípios alagoanos os juízes eleitorais também programaram eventos específicos para a campanha. Em todo o Estado, são 21387 os eleitores com idade abaixo dos 18 anos.
O TSE vai veicular a campanha através dos meios de comunicações mais tradicionais, como a TV, rádio e cartazes. E para obter um maior alcance dos jovens vai também se utilizar da internet, das mídias sociais e aplicativos, como por exemplo, Facebook, Twitter e WhatsApp. Segundo o site do TSE existem 442.013 e 1.380.645 jovens eleitores de 16 e 17 anos, respectivamente.