Três nomes na disputa pela prefeitura de Paulo Jacinto em 2016 Todo SegundoPor Kleverson LevyDois nomes são vistos como principais cabeças na sucessão municipal de 2016 em Paulo Jacinto. O ex-prefeito da cidade, Marcos Antônio de Almeida, o Marcos Lisboa (ainda no PSB?), e o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), João Neto.
Provavelmente, os dois estarão em lados opostos na briga pela prefeitura da cidade. O ex-deputado - atualmente - é considerado o "primeiro-ministro" da gestão do atual prefeito, Ivanildo Pereira do Nascimento, o Nildo do Jaime (PSB).
Nildo do Jaime - como todos sabem - rompeu politicamente com Marcos Lisboa que o colocou na chefia do Executivo municipal, após ter sido escolhido sucessor e eleito no pleito de 2012. Dizem que o motivo do rompimento ocorreu quando o ex-prefeito - Lisboa - sentiu-se no direito de mandar e desmandar na prefeitura.
Será?Com isso, Nildo - prefeito de fato e direito? - cortou as asas do ex-gestor ao deixá-lo fora dos acordos da gestão municipal. O ex-deputado João Neto, após o prefeito esquecer quem o ajudou, tornou-se orientador (amigo de infância) político do gestor.
Desiludido com tudo que vem ocorrendo durante o mandato, Nildo do Jaime declarou não querer mais ser prefeito, após enxergar que política é para quem sabe fazê-la. Contudo, não vai para reeleição e apoiará João Neto - se realmente for candidato - na disputa pela prefeitura do município.
Já Marcos Lisboa não deverá concorrer ao pleito do próximo ano por conta de alguns processos que enfrenta na Justiça quando estava à frente da prefeitura de PJ (2005-2008 e 2009-2012). Um deles, inclusive, trata-se do Instituto de Previdência do Município de Paulo Jacinto (IAPAJ).
O ex-prefeito foi acusado pela Promotoria de Justiça de Paulo Jacinto - através de uma Ação Civil Pública (ACP) de Responsabilidade - de causar um prejuízo aos cofres do IAPAJ de cerca de R$ 2,9 milhões, por ter descontado dos servidores os valores relativos à Previdência e não repassado ao Instituto.
Fora da disputa, segundo fontes do blog, Lisboa também não vai deixar que seus ex-aliados fiquem com o Poder nas mãos. Com reduto eleitoral que mantém como ex-prefeito por dois mandatos, Marcos Lisboa deverá colocar no páreo a esposa: Elba Cassiano - e com ajuda da família - para enfrentar seus opositores em 2016.
Terceiro NomeNuma terceira via, o vereador Fabricio Berto Faustino, o Fabrício Faustino (PSD), surge como o pré-candidato neutro entre os que estão na disputa. Faustino carrega em seu currículo - na Câmara Municipal - o título de vereador atuante e que faz oposição (ferrenha) à atual gestão e também ao ex-prefeito.
Em 2016, deverá contar com o apoio de Francisco Manoel Ferreira Fontan, o Chicão (PT do B), e até ensaiar uma dobradinha para concorrer à prefeitura de Paulo Jacinto. Porém, tudo ainda continua nos bastidores.
Entretanto, no município, é dada como certa as três pré-candidaturas ao Executivo jacintense: a de Marcos Lisboa, através da esposa; João Neto em defesa da atual gestão; e o vereador Fabrício Faustino com Chicão pela oposição.
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: [email protected]