O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta quarta-feira (2), das 14h às 15h, uma audiência pública virtual para prestar esclarecimentos sobre as regras do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, conhecido como Teste da Urna. A audiência poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
O evento é uma oportunidade para que a sociedade civil, especialistas em tecnologia e interessados no processo eleitoral compreendam melhor como será conduzida a oitava edição do teste, que ocorrerá entre 1º e 5 de dezembro de 2025, na sede do TSE, em Brasília (DF).
Durante a audiência, quem quiser tirar dúvidas poderá enviar perguntas para o e-mail: tpu2025@tse.jus.br.
Transparência e participação
A audiência pública será presidida pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE, Júlio Ferreira de Andrade. Também participarão o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Júlio Valente, o chefe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo, o chefe da Seção de Voto Informatizado, Rodrigo Coimbra, e o chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados, Alberto Cavalcante.
O edital de convocação do Teste da Urna foi publicado na última sexta-feira (27), no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), e marca o início de mais uma etapa do calendário técnico do TSE em preparação para as Eleições Gerais de 2026.
Inscrições abertas
As inscrições para participação no teste já estão abertas e seguem até o dia 18 de julho, por meio da página oficial do evento no site do TSE. Lá também serão disponibilizados o regulamento, os prazos e os resultados das avaliações.
O Teste Público é voltado para especialistas em segurança da informação, acadêmicos e representantes da sociedade civil, que poderão apresentar propostas de investigação e contribuir para o aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e totalização dos votos.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621