DivulgaçãoVeja como votaram os deputados de AL na Sessão do Impeachment Todo SegundoDo Todo SegundoDos nove deputados de Alagoas, seis foram favoráveis ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, três votaram contra. A votação aconteceu neste domingo (17), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Mesmo com o processo definido, votaram a favor do impedimento da presidente da República os deputados: Arthur Lira (PP), Cícero Almeida (PMDB), JHC (PSB), Marx Beltrão (PMDB), Maurício Quintella (PR), Pedro Vilela (PSDB). Contra o processo, votaram Givaldo Carimbão (PHS), Paulão (PT) e Ronaldo Lessa (PDT).
O processo agora segue para o senado. Os senadores podem agora manter a decisão dos deputados e instaurar o processo ou arquivar as investigações, sem analisar o mérito das denúncias. Caso seja aceito, com a aprovação da maioria simples dos parlamentares – 41 do total de 81 senadores, a presidente será afastada por 180 dias e substituída pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB).
CondenaçãoApós a instauração do processo, é necessária uma nova votação no Senado para condenar Dilma. Desta vez, porém, o pleito não será comandado pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e sim pelo presidente do STF e exige votos de dois terços (54 dos 81 senadores) para a condenação.
Em caso de absolvição, a presidente reassume o mandato de imediato. Se condenada, Dilma é automaticamente destituída, perde os direitos políticos por oito anos, e Temer assume até 1º de janeiro de 2019.