Reprodução / Redes SociaisVitória de Rui Palmeira o credencia a disputar governo em 2018 Todo SegundoDo Todo SegundoO governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB) não conseguiu eleger prefeitos na capital Maceió, maior colégio eleitoral seguido pela cidade de Arapiraca, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia, ou seja, as principais cidades do Estado. Com isso, o governador perde musculatura política e sai desfortalecido do pleito para 2018.
A reeleição do candidato Rui Palmeira (PSDB) que confirmou a vitória em 2º turno no último domingo (30), a prefeito de Maceió para os próximos quatro anos, o credencia a uma possível candidatura a governador nas próximas eleições, quando deve enfrentar nas urnas o atual governador, Renan Filho, filho do presidente do Senado.
O representante tucano teve 241.977 votos, o que corresponde a 60,27% dos votos válidos, contra 159.542 de Cícero Almeida (PMDB), com 39,73%. O resultado das eleições na capital alagoana confirmou as pesquisas de intenção de votos que já apontavam a reeleição do candidato Rui Palmeira.
A última pesquisa Ibope o mostrava com 64% dos votos válidos, enquanto Cícero Almeida tinha 36%. Os números estão dentro da margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou menos.
Assim como aconteceu no cenário nacional, o PSDB de Alagoas saiu fortalecido com o resultado das eleições no estado. O presidente do PSDB e possível candidato do partido ao Planalto em 2018, o senador Aécio Neves afirmou neste domingo que os tucanos saíram dessa eleição fortalecidos para concorrer à Presidência. "Se tem um partido que sai fortalecido dessa eleição, esse partido é o PSDB", afirmou o parlamentar.
Na condição de prefeito reeleito, Palmeira deve seguir com promessa de campanha de redução de custos a partir de mudanças na estrutura administrativa. “Temos uma consultoria contratada que está trabalhando nesse sentido. Nós queremos enxugar a máquina para dar mais eficiência. Isso já está sendo feito”, destacou.
Antes mesmo do resultado das eleições o nome de Rui Palmeira era especulado como o candidato do PSDB para o governo do estado de Alagoas nas eleições que acontecem em 2018. O prefeito reeleito desconversa sobre o assunto e segundo ele sua preocupação nesse momento é governar Maceió.
Na disputa para senador, sobram pré-candidatos, o que pode dificultar renovação do mandato de Renan Calheiros. São citados como possíveis candidatos os ex-governadores Teotônio Vilela (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT), o senador Benedito de Lira (PP), o ministro dos Transportes, Maurício Quintela (PR), e o ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB).