07/02/2017 20:11:50
Religião
Após entrega da imagem da padroeira, cavaleiros sentem Arapiraca mais abençoada
A emoção tomou conta do povo fiel em uma enorme procissão pelas ruas da cidade
AssessoriaApós entrega da imagem da padroeira, cavaleiros sentem Arapiraca mais abençoada
Todo SegundoMarcelo Leonardo de Oliveira, de 49 anos, é um dos fundadores da cavalgada que repete há 15 anos os passos dados pelo fundador de Arapiraca, Manoel André.

A tropa, sempre no dia 31 de janeiro, sai da cidade de Bom Conselho-PE carregando a imagem da virgem padroeira, fato este executado pela primeira vez ainda no século 19.

E esta já é uma tradição na vida de Marcelo, que é administrador de empresas. “No começo, eram 55 cavaleiros e amazonas e hoje temos mais de 200 deles”, diz.

Esse número aumentou porque muitos fiéis – que fazem o mesmo percurso de Manoel André por cerca de 100 km a cavalo – agora trazem consigo os seus filhos e filhas na montaria. É o caso de Pedro Lucas, de 13 anos, e Marcos Vinícius, 19.

“É um prazer ter os garotos ao meu lado nessa trilha até Arapiraca. Dessa forma, eles vivenciam a história como foi contada outrora. Saímos de Bom Conselho-PE, passamos por Rainha Isabel-PE, Palmeira dos Índios-AL e Igaci-AL, até chegar na nossa cidade. Assim que entregamos a réplica da imagem, notamos que fizemos o nosso papel e sentimos o município, o povo mais abençoado”, conta.

Para ele, o trajeto representa o símbolo da fé de todo arapiraquense. “Pessoas choram quando passamos. Tocam a imagem e realmente se sentem amparadas”, conclui.

Na vinda até Arapiraca – que contou com o apoio das Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTT) e Polícia Militar (PM) de Alagoas e Pernambuco –, havia 20 caminhões-pipa para dar água aos animais. No caminho, também existiam paradas estratégicas para o bate-sela, momento em que os animais bebem água e fazem suas necessidades fisiológicas, bem como se alimentam de feno e ração, sob os olhares dos tratadores.

Para a amazonas Mariane Barbosa Albuquerque Cardoso, de 18 anos, o contato com o animal é também muito significativo.

“É uma ligação muito forte que sentimos. Além da fé que nos move para essa cavalgada, há toda uma paixão pelo cavalo e por estarmos perto dos amigos. É também um momento de confraternizar”, comenta ela, que é estudante de Medicina Veterinária.

Essa foi a terceira vez que ela participou do evento organizado pela Associação dos Criadores dos Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), apoiado pela Prefeitura.

“Quando chegamos em nossa cidade, percebemos a devoção e o fervor que existem em volta de Nossa Senhora do Bom Conselho. Somos verdadeiramente abençoados! E, assim que a entregamos às autoridades religiosas e políticas, já queremos que o ano passe logo para realizarmos de novo o percurso de Manoel André, o que muito nos deixa honrados e honradas”, finaliza.

O ato sacramental, com efeito, se deu na última quinta-feira (2) na concatedral, situada no Largo Dom Fernando Gomes, bairro do Centro, contando com mais de 10 mil pessoas na procissão e missa campal.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.