Minha Vida9 dicas dos médicos permanecer bem e saudável Todo SegundoVocê chega ao hospital ou consultório e o médico está lá de branco, por vezes cansado das horas trabalhadas, mas saudável. Cercado por pessoas espirrando, tossindo, com os mais diversos tipos de dores ou ferimentos, mas parece que nada o afeta. Por que isso acontece? Os médicos, além de terem estudado como o corpo humano funciona e formas de evitar - quando possível - que ele fique doente, também têm os seus truques. Confira:
Pode parecer óbvio, mas é verdade que os hábitos de higiene fazem toda a diferença para a manutenção da saúde. "O hábito de lavar as mãos assim que se chega no destino, antes de manipular alimentos, antes de se alimentar, depois de ir ao banheiro etc. é muito importante para a prevenção de doenças, principalmente as virais.
Assim como cobrir o nariz e a boca quando se tosse para não propagar o vírus e lavar as mãos após isso. Tomar banho todos os dias, trocar de roupa, deixar o ambiente arejado, usar vestimentas, roupas de cama e de banho limpas. Na praia é bom tomar cuidado com as cadeiras, colocar uma toalha limpa sobre ela quando for sentar para evitar a transmissão de sarna. Lavar alimentos crus, tomar cuidado com o que comemos e bebemos também são cuidados essenciais", diz Ligia Pierrotti, infectologista do Delboni Medicina Diagnóstica.