DivulgaçãoBalanço de Campanha contra a Influenza mostra alcance de 64% Todo SegundoPor Fabiano Di PaceAté esta quinta-feira (28), a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Alagoas já imunizou 64,13% da meta mínima preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), que corresponde a 80%. Esse percentual representa 410.784 alagoanos, dos 640.516 que devem ser vacinados até o próximo dia 5 de junho, quando a ação será encerrada.
A vacina é ministrada em crianças com idades entre seis meses a cinco anos, adultos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres em até 45 dias após o parto e trabalhadores da área da saúde. Também devem ser vacinadas pessoas com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais, além de reeducandos e funcionários do sistema prisional e os indígenas.
As vacinas, distribuídas pelo Ministério da Saúde são trivalentes, garantindo a imunização contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. “A vacina não protege contra as demais variações virais. A importância da vacinação está na prevenção nas formas mais graves da doença”, explicou a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro.
A vacina está disponível nas unidades de saúde em todo o estado e em pontos de apoio instalados em locais de grande circulação como shoppings e supermercados.
De acordo com a gerente, o Estado está dentro da programação e espera atingir a meta até o fim do prazo, no dia 5 de junho. Ela ressaltou que 16 municípios alagoanos já conseguiram atingir a meta de 80% de imunização, 70 cidades estão entre 50% e 80% e apenas 15 estão com índice abaixo de 50%.
“A vacina deve ser ministrada anualmente e não oferece riscos a população”, enfatizou Denise Castro.